O FIT Rio Preto (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto) apresenta dois grandes espetáculos de rua, ambos gratuitos, nesta quarta, dia 27 e quinta, dia 28/ no Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa.

O primeiro a se apresentar será o potiguar Sinapse Darwin, que pela primeira vez após a sua estreia recente, em novembro passado, sai de seu estado para outra região do país. O espetáculo da Casa de Zoé (RN), será encenado em sessão única, em estrutura montada na lateral do Anfiteatro da Represa, às 21h00. Haverá 500 cadeiras disponíveis, mas o público também pode levar seus próprios assentos para se acomodar.Sinapse Darwin – A história remonta contextos e instantes da vida do pesquisador Charles Darwin. Porém, ao se dar no plano da memória, a narrativa adquire as singulares distorções da imaginação. Inicia-se pelo desenho do contexto social à sua época e tem sequência com fatos icônicos da vida (como nascimento, formação e passagem da idade adulta) até o instante que embarca no HMS Beagle, com destino à América do Sul. Nesse caminho somos despertados por diferentes geografias, pelo respeito e admiração às diversidades étnicas e perspicácia em estabelecer um discurso científico que explica a evolução da vida na terra.A estrutura da encenação remete à caixa craniana de Darwin. Nela, uma guitarra é posicionada no epicentro cerebral do cientista, sendo a motivação “elétrica” (física e simbólica) de suas sinapses. Enquanto isso, seu coração de bateria estabelece o pulso e o ritmo que pontuam toda a encenação. São recursos musicais que se somam à pujança vocal do elenco e a diversos outros instrumentos musicais.Com roteiro dramatúrgico e direção de César Ferrario, Sinapse Darwin tem no elenco Titina Medeiros, Nara Kelly, Múcia Teixeira, Caio Padilha, Dudu Galvão, Igor Fortunato, Toni Gregório e Yves Fernandes. Direção de Arte de João Marcelino e direção Musical de Caio PadilhaQuinta (28) – Fuego Rojo – Direto do Chile, Fuego Rojo, o mais novo espetáculo do Colectivo La Patogallina, faz sua estreia no Brasil no FIT Rio Preto 2022, em duas apresentações. Nesta quinta-feira, a primeira sessão será no Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa, às 19h00; e no sábado, dia 30 também às 19h00, na Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antônio).

Inspirado na trilogia ‘Memórias do Fogo”, o espetáculo mistura história e política na montagem de um dos grupos que são referência de teatro de rua no Chile. Com quase três décadas de trajetória, marcada por produções que abarcam inúmeras linguagens artísticas, o coletivo chileno faz, no FIT Rio Preto, a apresentação de “Fuego Rojo”, que tem como inspiração a trilogia “Memórias do Fogo”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015).

Considerada uma das obras-primas da literatura latino-americana, “Memórias do Fogo” se constitui em um painel poético, histórico, épico e fantástico da América Latina pré-colombiana até os dias de hoje. Em sua adaptação para o palco, o Colectivo La Patogallina recorre ao teatro físico, à manipulação de objetos, ao circo contemporâneo e à música para a construção de passagens oníricas que reforçam a poesia da obra literária.No espetáculo, um funeral se transforma em festa pagã, um caixão se torna um portal por onde sopram as vozes de Atahualpa e Jemanya, os ritos do Yawar e das almas são desenhados em uma ópera rústica que se apresenta como uma miragem diante do público.     O espetáculo é fruto de uma profunda pesquisa em torno da cosmovisão de diferentes povos latino-americanos.Com ideia original e dramaturgia de Martin Erazo e Leandro Mendoza; direção de Martin Erazo; assistência de direção de  Francisca Arce, tem no elenco: Francisca Arce, Ursula Campos, Francisca Artaza, Valentina Weingart, Alex Carreño, Matias Burgos e Juan Ferino, além de criação e interpretação musical: Alejandra Muñoz.

Serviço:

  • Sinapse DarwinCasa de Zoé | Natal (RN)Classificação indicativa: livre | Duração: 65 minutos | Data: 27/07 | Horário: 21h | Local: Represa Municipal (em frente ao Complexo Swift de Educação e Cultura) | Grátis | Não é necessário retirar ingresso
  • Fuego RojoColectivo La Patogallina | Santiago (Chile)Classificação indicativa: livre | Duração: 60 minutos | Dia 28/7, 19h, Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa) | Dia 30/7, 19h, Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antônio) | Grátis | Não é necessário retirar ingresso.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário