Os trabalhadores do Hospital de Base (HB) ganharam nesta última quinta-feira (9) oficialmente o Espaço de Saúde do Colaborador (Trabalhador) esse local foi uma conquista da categoria que fez parte das negociações coletivas de 2020 entre a direção do hospital e o SinSaúde (Sindicato dos Empregados da Saúde).

Segundo Reinaldo Dalur, presidente do SinSaúde, a criação de uma Espaço é uma reivindicação antiga dos trabalhador – um dos objetivos deste local é que seja diagnosticado não somente a doença, mas também a causa dela – “É uma vitória do sindicato e dos trabalhadores – espero que o trabalhador se sinta feliz e acolhido”, salientou Dalur.

O Espaço de Saúde vai prestar atendimentos médicos para cerca de 8 mil trabalhadores não somente do HB como da Fundação também.

Especialidades – Serão realizados atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Ortopedia e Oftalmologia.

Ao todo no Espaço que fica dentro do Ambulatório de Especialidades do HB tem 8 consultórios médicos e 1 sala administrativa.

Segundo Carlos Miguel, diretor do Ambulatório, o local oferecido para os trabalhadores é um Espaço humanizado – a ideia é que seja um atendimento acolhedor – o atendimento será de segunda a sexta-feira – e a expectativa é atender cerca de 600 trabalhadores ao mês.

Agendamentos – são três ferramentas colocadas a disposição dos trabalhadores para os agendamento de consultas: por meio de whatsapp, pelo App e um ramal que foi disponibilizado para este fim.

Por sua vez Jorge Fares, diretor-executivo do Funfarme, a criação deste Espaço de Saúde era um compromisso que a direção do HB tinha desde o ano passado com o sindicato nas negociações – “O objetivo é atender bem (os funcionários) de forma ágil e dar o que eles precisam: agilizar os exames, telemedicina – lembrando que junto com isso (Espaço Saúde) nós estamos – já montamos e está funcionando a clinica de psicologia – que tem cerca de 80 a 100 atendimentos por mês”, destacou Fares.

Homenagem – O Espaço de Saúde recebeu da ex-funcionária do HB, Helena Pavarina Maia, ela trabalhou na instituição por mais de 20 anos e faleceu vítima de um câncer, em 2015.

“Ela tinha um comportamento exemplar, no relacionamento interpessoal, no acolhimento das pessoas, no relacionamento com os próprios médicos, ela era uma pessoa fantástica”, salientou Fares.

Familiares da homenageada estiveram presentes na cerimônia, a filha dela, Suzana Helena Maia Gonçalves, se emocionou ao falar do reconhecimento da Instituição e da homenagem feita a sua mãe. “Foi uma emoção muito grande. A vida dela era isso daqui. Ela amava o que ela fazia”, disse Suzana.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário