O VII ECIP (Encontro de Cancerologia no Interior Paulista) acontece nos dias 27, 28 e 29 deste mês no Centro de Convenções da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto). O evento, idealizado e organizado pela Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina), é considerado um dos principais encontros de oncologia do interior do estado de São Paulo.

O evento se tornou um marco no calendário da comunidade oncológica brasileira e conta com a participação de centenas de profissionais que atuam em todos os segmentos envolvidos no tratamento e acolhimento de pacientes com câncer.

A oncologista Káthia Abdalla, coordenadora geral do 7º ECIP, destacou: “Nosso principal objetivo é proporcionar a médicos, fisioterapeutas e psicólogos um melhor preparo para oferecer o melhor tratamento aos nossos pacientes. Aqui no Hospital de Base, temos o ICA (Instituto do Câncer), um dos maiores do estado de São Paulo, onde oferecemos tratamento completo ao paciente, desde o diagnóstico, cirurgia, fisioterapia e radioterapia. Agora, contamos também com novos aparelhos de radioterapia que nos permitirão tratar tumores milimétricos com precisão”, salientou a oncologista.

Durante os três dias de evento, serão realizadas diversas palestras, divididas em três espaços distintos. A especialista destaca que, em um dos espaços, serão ministradas palestras específicas sobre oncologia clínica; em outro, sobre hematologia; e no terceiro, para a equipe multidisciplinar. “Teremos palestras com vários convidados nacionais e internacionais”, ressaltou.

No primeiro dia, aconteceram palestras do oncologista clínico Antonio Carlos Buzaid, diretor do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo, membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein, da American Society of Clinical Oncology e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, além da ex-senadora Ana Amélia de Lemos (RS), autora da Lei 14.874/24, que agiliza a liberação de pesquisas clínicas com novos medicamentos, beneficiando pacientes com doenças como o câncer.

A expectativa é que o evento reúna pouco mais de mil pessoas, entre médicos, profissionais de enfermagem, nutrição e psicologia, entre outras especialidades.

Por isso, o evento contará com mais de 10 módulos que abordarão as novidades no tratamento das principais áreas da oncologia, como mama, cabeça e pescoço, pulmão, aparelho digestivo, uro-oncologia e oncoginecologia, além do já tradicional módulo multidisciplinar, que, neste ano, foi expandido, com um maior número de palestras e debates.

A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis no site www.ecip.com.br.

Por Sérgio SAMPAIO