A Ecovias Noroeste Paulista estima que 631,5 mil veículos circulem pelas nove rodovias sob sua administração, que somam 600 quilômetros de extensão, durante o primeiro feriado prolongado de 2025, que une Páscoa (20/04) e o Dia de Tiradentes (21/04).
Sendo que a expectativa para o trecho da SP-310 (rodovia Washington Luís) na região de Catanduva, São José do Rio Preto e Mirassol, espera-se um movimento superior a 98 mil veículos.
A Operação Especial da empresa, com objetivo de garantir maior segurança aos usuários que pegarem estrada no período, irá de 17 (Quinta-Feira Santa) a 22 de abril.
O trecho da concessionária é formado além da SP-310, também são da rodovias Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (todas SP-333), Comendador Pedro Monteleone (SP-351), José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (ambas SP-323).
Os principais atendimentos registrados pela Ecovias Noroeste durante períodos de recesso e feriados prolongados são para veículos quebrados. Eles representam 44,1% do total de ocorrências, divididos entre pane mecânica (33,6%), pneu furado (5,1%), pane seca (falta de combustível, 3,3%) e pane elétrica (2%).
Nos pedágios convencionais, os motoristas podem efetuar o pagamento com cartões de crédito e débito por aproximação. Quem utiliza TAGs de pagamento automático recebe 5% de desconto. Para carros de passeio que as usam e circulam com frequência pelo trecho, os descontos podem ser bem maiores por conta do DUF (Desconto Usuário Frequente).
SOS.ECO.BR e Monitoramento 24 horas
Durante a Operação Páscoa+Tiradentes, a Ecovias Noroeste Paulista contará com suas equipes de atendimento e viaturas de apoio prontas para auxiliar os motoristas em caso de necessidades. As rodovias administradas pela empresa contam com um sistema de monitoramento 24 horas, que permite o sensoriamento do tráfego nos principais pontos do complexo viário, integrado através da transmissão de dados para o Centro de Controle de Operações (CCO).
O CCO, por sua vez, coordena e controla todas as atividades, em tempo real, 365 dias por ano. Isso faz parte de um complexo de comunicação que inclui 465 câmeras de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), 58 SATs (Sistemas de Análises de Tráfego), 16 Paineis de Mensagem Variável (PMVs) fixos e dez móveis.
As rodovias sob concessão contam, também, com 20 postos de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU). Localizados em pontos estratégicos, as estruturas são ponto de pausa segura, equipadas com banheiros masculino, feminino e inclusivos, água potável, bebedouro para pet, estacionamento com área segura para descanso, internet wi-fi, fraldário, socorro mecânico, atendimento pré-hospitalar, carregadores para veículos elétricos e híbridos e totens para comunicação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.
Além do 0800-326-3663, os usuários que precisarem de qualquer tipo de atendimento, seja por pane mecânica ou socorro médico, podem acessar direto pelo celular a plataforma SOS.ECO.BR. A ajuda pode ser solicitada por mensagem de texto, ligação ou chamada de vídeo.
Com o SOS.ECO.BR, o usuário não precisa sair do carro para fazer a chamada, mas se estiver sozinho é imprescindível que o motorista busque um local seguro para acessar, como postos de serviço, bases da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ou mesmo as bases de SAU da concessionária. O acostamento só deve ser utilizado em casos de emergência.
Por Sérgio SAMPAIO_foto_arquivoJT
com informações Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital