Com imagens inéditas do acervo do Instituto Sérgio Rodrigues — que vem sendo organizado desde 2014 com o patrocínio do Itaú Cultural — a apresentação traça um panorama completo da vida e obra do mestre.
Fotografias de infância e juventude, ilustrações e croquis pouco conhecidos, além de uma coletânea abrangente de suas criações no mobiliário e na arquitetura, fazem parte da experiência.
Fernando Mendes, responsável por mediar a palestra, é um profundo conhecedor da obra de Sérgio Rodrigues. Trabalhou ao lado do designer por mais de 20 anos, em projetos de arquitetura e mobiliário, e atualmente preside o Instituto que leva o nome do mestre.
O Instituto Sérgio Rodrigues, fundado em 2012 no Rio de Janeiro, é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão preservar e difundir o legado de Sérgio Rodrigues, tornando seu acervo acessível ao público e incentivando o conhecimento sobre a arquitetura e o design brasileiros. Com sede na casa onde o designer viveu e trabalhou, no bairro de Botafogo, o Instituto já catalogou cerca de 30 mil documentos, muitos dos quais podem ser acessados por meio de seu site oficial.
Sérgio Rodrigues (1927-2014) é reconhecido mundialmente como o criador de uma linguagem de design brasileira. Sua icônica poltrona Mole é um símbolo do modernismo nacional. Seu legado permanece vivo em cada peça criada, no trabalho do Instituto e na memória afetiva e estética de admiradores ao redor do mundo.
com informações e foto BoniPeixe Comunicação e Fotografia