O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) participou na última segunda-feira (28) dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, do evento “Abril Verde: saúde e segurança do trabalho”, realizado pelo TRT da 15ª região, no Teatro Sesi. O serviço integra a rede municipal de Saúde.
A técnica de segurança do trabalho, Gabriela Carvalho, e a enfermeira, Sandra Sanchez Lobo, do Cerest, ministraram a palestra “Risco Ocupacional: Conhecimento que protege e transforma”, reforçando a importância da prevenção de acidentes de trabalho com foco nos jovens-aprendizes, com o objetivo de eles aprenderem e reconhecerem os principais riscos no ambiente de trabalho para saber como se protegerem.
A palestra foi acompanhada por 149 jovens de instituições como Arprom, Fulbeas, CIEE e Espro. O evento também contou com mesa redonda, com participação da gerente do Cerest, Daniele Gomes, do juiz da vara da infância e juventude, Evandro Pelarin, e da auditora fiscal do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho de Rio Preto, Luiza Carvalho Fachin.
Tribuna da Câmara
No início do mês, a gerente do Cerest também falou sobre a campanha “Abril Verde” na Tribuna da Câmara Municipal. “Esse é um tema que toca todos nós, porque a saúde e a segurança no trabalho, além de serem um direito fundamental, também são uma questão de saúde pública”, disse na ocasião.
Em 2024, o município registrou cerca de seis mil acidentes de trabalho, uma média de 500 acidentes por mês, sendo que 65% deles estão relacionados a atividades desempenhadas pelos trabalhadores, chamados acidentes típicos. Este ano, o município registrou cerca de 1,4 mil acidentes de trabalho no primeiro trimestre do ano.
“Quando falamos de acidentes, não estamos nos referindo apenas a dados estatísticos, mas a vidas, famílias. Esses acidentes de trabalho sobrecarregam os serviços de saúde, e envolvem vários setores também, com impacto social”.
O Cerest foi implementado em 2002, oferecendo atendimento especializado em saúde do trabalhador, orientações previdenciárias, assistência aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, investigação de condições do ambiente de trabalho das empresas/indústrias e orientação sobre proteção, prevenção e promoção da saúde do trabalhador.
“A campanha Abril Verde é um chamado para ação, a prevenção é um lembrete de que as tragédias podem ser evitadas. A vida precisa ser valorizada em todos os aspectos, inclusive no trabalho, que é onde a gente passa a maior parte do nosso tempo”, finalizou.
com informações e foto SMCS