No feriado de 1º de Maio, será inaugurada a Salete, sala cultural localizada na Região Norte de Rio Preto. Mantida pelas companhias Hecatombe e Alpendre, com parceria do coletivo SINA, a proposta da Salete é atuar como um ponto de encontro para artistas e moradores da região, promovendo atividades culturais descentralizadas.
O espaço inicia suas atividades com um evento aberto ao público a partir das 16h30. A programação de inauguração inclui apresentações artísticas, performances, shows ao vivo e o anúncio das principais ações previstas para 2025.
Entre as atrações confirmadas estão os shows da Banda Dona Encrenca, Lari Luma, Mabel Louíze e Nina Galvão, além de uma performance do artista Ícaro Negroni. Também haverá venda de espetos por comerciantes locais e bebidas (chopp, refrigerante e água) a preços acessíveis.
A criação da Salete resulta da colaboração entre Clara Tremura, Ícaro Negroni (Cia. Alpendre) e Homero Kaneko (Companhia Hecatombe). Segundo Kaneko, o espaço nasce “em um contexto de valorização de iniciativas culturais fora dos centros tradicionais, com foco no fortalecimento de redes locais e no acesso democrático à arte, oferecendo oportunidades para que artistas e comunidade local se conectem e desenvolvam projetos conjuntos”.
Já para Clara, a Salete se propõe a ser um ambiente de acolhimento e fomento cultural. “Com atividades formativas, cursos, ações culturais e espaço aberto para encontros e ensaios, visamos ser uma presença constante na vida artística da região norte e reafirmar a importância da arte produzida fora dos grandes centros”, afirma.
O espaço conta com a parceria e residência do Coletivo SINA, formado pelos atores Jean Ferrari, João Vitor Boni, Mabel Louíze e Nina Galvão. O grupo teve início em 2023 e atualmente está em processo com o espetáculo Joana e o Pé de Batata-Doce, dirigido por Homero Kaneko e contemplado pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, São José Rio Preto/SP.
Ciclo de leituras dramáticas está com inscrições abertas
Já ocupando a Salete em maio, o diretor e dramaturgo Homero Kaneko conduz um ciclo de leituras dramáticas com foco na formação e no desenvolvimento de artistas de diferentes linguagens. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio, sempre das 19h às 21h, presencialmente na Salete. Trata-se de uma atividade realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2023 e é destinada a maiores de 16 anos. Inscrições abertas e com vagas disponíveis, que podem ser preenchidas através do link na bio do instagram @ciahecatombe ou através do site https://forms.gle/GaUAwN4Ra6mTtLw86.
A Salete fica na Rua José Vinha Filho, nº 1091, no Jardim Vista Bela, o evento de inauguração é gratuito, aberto ao público e livre para todas as idades. Para mais informações, acompanhe as redes sociais das companhias Hecatombe (@ciahecatombe), Alpendre (@cia.alpendre), do coletivo SINA (@coletivo.sina) e da Salete (@salete.produtora).
Serviços:
Inauguração da Salete
Data: 1º de Maio de 2025
Horário: A partir das 16h
Local: Rua José Vinha Filho, nº 1091, Jardim Vista Bela, São José do Rio Preto
Programação: Shows de Mabel Louíze, Nina Galvão, Banda Dona Encrenca, Lari Luma e Ícaro Negroni.
Gratuito
Ciclo de Leituras Dramáticas com Homero Kaneko
Datas: 7, 14, 21 e 28 de maio (quartas-feiras)
Horário: das 19h às 21h
Local: Salete – Av. José Vinha Filho, 1091, Jardim Vista Bela, São José do Rio Preto
Link para inscrição: https://forms.gle/GaUAwN4Ra6mTtLw86
A partir de 16 anos
Presencial e gratuito.
com informações e foto BoniPeixe Comunicação