A edição deste ano do 1º de Maio da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), realizada no Centro de Lazer em Avaré, reuniu mais de 3.500 trabalhadores vindos de todas as regiões do estado.
Márcia Caldas, presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio) de Rio Preto e região, destacou a importância da união entre os sindicatos. ““Sempre estamos unidos, valorizando os sindicatos e os sindicatos na representação e buscando cada vez mais avançar nas Convenções Coletivas, preservar o que já faz parte dela, negociando para não perder nada, e buscando espaço para valorização dos direitos dos trabalhadores”, salientou Márcia.
Por sua vez, o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, afirmou: As deliberações aqui aprovadas vão me nortear, tanto como presidente da Federação como Deputado Federal. Gostaria de parabenizar todos os dirigentes sindicais que mandaram suas caravanas para Avaré. Com certeza, a cada ano que passa, nós superamos as nossas expectativas. Parabéns aos dirigentes sindicais e parabéns aos comerciários do Estado de São Paulo pelo dia 1º de Maio”.
Luta
Foram aprovadas 10 deliberações que guiarão as lutas do próximo período. São elas:
- Reafirmar nossas reivindicações por emprego formal, salários com poder de compra, manutenção de direitos, segurança e saúde física e mental das trabalhadoras e dos trabalhadores — com atenção especial à saúde mental.
- Estimular a participação dos trabalhadores na elaboração das cláusulas das futuras Convenções Coletivas de Trabalho.
- Criar um Grupo de Estudos para fortalecer as Convenções Coletivas de Trabalho, garantindo melhores salários e benefícios sociais para comerciários e práticos de farmácia.
- Defender uma política de valorização permanente do salário-mínimo.
- Lutar pelo avanço da igualdade salarial entre homens e mulheres.
- Atuar conjuntamente pela correção da Tabela do Imposto de Renda, defasada há anos. Quem ganha menos deve pagar menos! Defendemos a isenção do imposto para quem ganha até R$ 5.000,00.
- Fortalecer os sindicatos e a categoria por meio de campanhas de sindicalização. Trabalhador sócio do sindicato é trabalhador forte!
- Lutar pela redução da jornada semanal de trabalho sem redução salarial.
- Investir em opções de lazer para a categoria que mais trabalha no Brasil.
- Ampliar o Sindicalismo-Cidadão com construção de moradias a preços acessíveis, instalação de creches com horários flexíveis e promoção de cursos de qualificação gratuitos.
Diversão e sorteio
No período da tarde, o evento contou com atividades recreativas, muita música e o sorteio de prêmios para os comerciários presentes.
Por Sérgio SAMPAIO_fotos_Divulgação Fecomerciários