O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) vai integrar duas importantes frentes na Câmara dos Deputados: a Comissão Especial que analisa a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil (PL 1087/25) e a Subcomissão que debate a PEC 8/25, que propõe o fim da jornada exaustiva de trabalho na escala 6×1.

O parlamentar é que representante no movimento sindical no Congresso destaca que as duas propostas representam justiça para os trabalhadores. “A isenção do IR até R$ 5 mil é um alívio necessário no bolso do trabalhador. Mas, além disso, precisamos fazer uma revisão completa da tabela do Imposto de Renda, não adianta apenas aprovar a isenção. Já o fim da escala 6×1 é um passo fundamental para garantir mais dignidade, descanso e convivência familiar. Defendo um debate amplo que ouça todos os setores da sociedade”, salientou Motta.

A instalação da Comissão do IR ocorreu na última terça-feira (06), na Câmara Federal, com 34 membros titulares e 34 suplentes. O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) assumiu a presidência e o relator será o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Já a Subcomissão da PEC 8/25 contará com 5 titulares e 5 suplentes e será vinculada à Comissão de Trabalho, da qual Motta já é membro titular.

O tema da revisão do Imposto de Renda e o fim da escala 6×1 foram um dos pontos centrais defendidos por Motta durante o 1º de Maio em Avaré, que reuniu 3,5 mil comerciários de todo o estado. No evento, o deputado destacou que a tabela atual é defasada e injusta com quem ganha menos. “Essa luta não é nova, é uma bandeira nossa. E agora temos a oportunidade de avançar”.

Motta é presidente da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo) e da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), que representa mais de 12 milhões de trabalhadores em todo o Brasil.

“Sou deputado municipalista, com raízes no comércio e compromisso com os trabalhadores. Essa pauta do 6×1 é histórica. Vamos trabalhar com seriedade e respeito, sempre ao lado das categorias que representamos. Contem comigo nessa jornada”, reforçou.

Por Sérgio SAMPAIO_com infomações Comunic