Contribuir com o desenvolvimento da sociedade e promover a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte. Essas são algumas das premissas do Instituto Unimed São José do Rio Preto, que acaba de completar cinco anos de atividades na cidade e região.
Criado em 2020, ele é uma instituição totalmente sem fins lucrativos que conta com mais de 200 voluntários cadastrados, entre médicos cooperados, colaboradores e população em geral. Com ajuda deles e por meio de projetos, ações sociais, eventos e parcerias, mais de 3.000 pessoas já foram impactadas e beneficiadas ao longo desse tempo.
“O Instituto nasceu em meio à pandemia com objetivo de ajudar a sociedade. Hoje, nosso foco é a inclusão de pessoas com deficiência, principalmente por meio do esporte. Por isso, trabalhamos constantemente, sempre envolvendo os voluntários, instituições e mobilizando a sociedade, para impactar positivamente o maior número de pessoas”, explica o presidente do Instituto Unimed Rio Preto, Gilmar Valdir Greque.
Os principais projetos hoje são o Pernas Solidárias, que estimula a prática esportiva visando o desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiências; o Projeto Ciranda, doação de equipamentos de acessibilidade para quem não têm condições de adquirir; o Beabá Bebê Down, que oferece informações, suporte e treinamentos específicos para gestantes que serão mães de crianças com síndrome de Down; e o Projeto Invista, que auxilia a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da doação de equipamentos como bengalas, por exemplo.
Para se ter uma ideia, por meio do Projeto Ciranda, já foram doados mais de 1.500 equipamentos de acessibilidade; 40 atletas locais são auxiliados pelo projeto Pernas Solidárias; em cinco anos, centenas de pessoas com deficiência visual foram beneficiadas pelo Projeto Invista, bem como várias mães que participaram do Beabá Bebê Down.
Além deles, o Instituto Unimed Rio Preto promove ainda as corridas de inclusão anuais que reuniram mais de quatro mil atletas e o Projeto Unir, que realiza a doação de parte do imposto de renda de cooperados e colaboradores para instituições sociais. Por meio dele, já foram doados mais de R$ 300 mil para instituições como APAE Rio Preto, Instituto Lucy Montoro e Associação Renascer.
“O impacto social é um dos maiores compromissos das ações do Instituto Unimed Rio Preto. Mais do que promover atividades, queremos realmente transformar vidas por meio da inclusão. Ao completar cinco anos com números tão expressivos, temos a certeza de que estamos no caminho certo e continuaremos trabalhando ainda mais”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, Marcelo Lucio de Lima.