Com o objetivo de ampliar suas ações de sustentabilidade, Qualy, marca de margarinas líder no Brasil, deu início a um projeto piloto voltado para neutralização de emissões de carbono em campanha digital. Em parceria com a GDB, adtech global de soluções para mídias digitais, a marca conseguiu compensar 89 toneladas de gases de efeito estufa – o equivalente a dirigir um carro 2.0 por 25.000km – emitidos durante o processo de criação das peças veiculadas digitalmente de “Tudo de Qualy Pra Você”, campanha estrelada pela Eliana, em 2024, e idealizada pela Africa Creative para reforçar a qualidade e versatilidade do portfólio da marca.

“É importante reforçar que, assim como diversas outras atividades, a criação de campanhas publicitárias online também envolve processos que emitem gases de efeito estufa, contribuindo com o agravamento das mudanças climáticas. Sendo Qualy uma marca que possui a sustentabilidade como um de seus principais pilares, queremos fortalecer o debate com o novo projeto, mostrando que é possível começar a colaborar com a mitigação de impactos ambientais de forma prática também dentro de áreas como comunicação e marketing”, explica Aline Alexandrino, gerente executiva da categoria de spreads da BRF. O objetivo de Qualy é continuar a investir em iniciativas como essa, inclusive em novas ações digitais.

O processo de mensuração de emissões de CO2 da campanha “Tudo de Qualy Pra Você” foi feito de acordo com as diretrizes do Global Media Sustainability Framework (GMSF), cuja metodologia não somente calcula essas emissões, mas também demonstra como otimizar recursos visando uma campanha feita de forma mais limpa e eficiente. Aspectos como matriz energética da região, data, horário e tecnologias utilizadas na veiculação das peças, consumo de dados e dispositivos usados são alguns dos pontos considerados nessa análise.

Já a compensação em si foi viabilizada com auxílio da plataforma Gold Standard, por meio da qual foi possível realizar a compra de créditos de carbono para apoiar projetos de preservação ambiental, como o Ceará Renewable Energy Project. A iniciativa faz parte da empresa de fábricas de cerâmicas Grupo Tavares, localizada no Ceará, e é voltada para a implementação de medidas de eficiência energética e trocas de combustíveis não renováveis por opções como a biomassa renovável para, reduzindo emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com o relatório “Lean ICT – Towards Digital Sobriety”, publicado pelo think tank The Shift Project, o consumo de energia associado a tecnologias da informação e comunicação representam quase 3,7% das emissões globais de gases de efeito estufa. Com o avanço da digitalização e aumento da veiculação de conteúdos e anúncios em plataformas virtuais, a estimativa é que o consumo siga avançando cerca de 9% ao ano.

Circularidade

Atualmente, Qualy recicla 100% dos seus potes vendidos – iniciativa viabilizada graças à sua parceria com a Eureciclo desde 2021. Ao todo, são mais de 27,3 mil toneladas de plástico recicladas, beneficiando cerca de 124 cooperativas e operadores de reciclagem em 21 estados brasileiros.

com informações e foto assessoria de imprensa da BRF/Qualy