A segunda edição do Cinema ao Interior – Intercâmbios Formativos, acontece em no próximo sábado (21) em São José do Rio Preto, às 19 horas no Teatro de Bolso da Casa de Cultura Dinorath do Valle; logo após, Mari Lahr conduz roda de conversa.
Com a proposta de mostrar o resultado do trabalho que o Coletivo Kino-Olho realiza há anos, envolvendo centenas de jovens de bairros periféricos, escolas e comunidades rurais da região, Cinema ao Interior exibe curtas, seguidos de rodas de conversa, com a presença de profissionais e estudantes do audiovisual que circulam entre os municípios de SP, promovendo esta troca entre territórios.
PROGRAMAÇÃO
● Meninas Formicida, de João Paulo Miranda Maria, 2017, 12min
● Acompanhante, de Natielly Brito, 2023, 3min
● Confinamento, de Coletivo Kino-Olho, 2010, 9min
● Arrimo, de Rogério Borges, 2023, 16min
● Estrada de Chão, de Marcus de Marchi, 2025, 19min
Todos os filmes desta sessão contam com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda descritiva e janela de Libras). A roda de conversa conta com tradução simultânea em Libras.
KINO-OLHO
Criado em 2005 pelo premiado cineasta João Paulo Miranda Maria, o Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho se tornou referência na formação de público e na produção independente e experimental de filmes, envolvendo centenas de jovens de bairros periféricos, escolas e comunidades rurais da região, que inclui grandes cidades como Campinas, Marília, Assis e São José do Rio Preto. Atualmente a Kino-Olho conta com um acervo de mais de 350 filmes, incluindo curtas-metragens, filmes-ensaio e filmes escolares. Todos os filmes presentes no acervo têm seus processos de produção interligados ao Kino-Olho, seja por meio de oficinas promovidas pelo Coletivo, durante os encontros do Núcleo de Criação Cinematográfica, entre outras iniciativas
O início das comemorações do aniversário se deu em abril, com o Núcleo de Criação Cinematográfica, uma série de seis encontros gratuitos e online que seguem até julho de 2025. Mediados por membros e parceiros do grupo, os eventos abordam temas como “Cinema de Autor”, “Arte Sonora”, “Cinema e Território”, “Cinema Negro”, entre outros. Mais de cem profissionais de todo o Brasil estão inscritos para participar dos encontros.
ICINE
Em busca pela visibilidade e reconhecimento nacional da produção audiovisual do interior e litoral do Estado de São Paulo, o ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista se torna Associação. A apresentação acontece em setembro, durante o VI Encontro de Cinema do Interior Paulista, em Marília. Nesta edição, o tema do Fórum é O Cinema que nos muda, move e marca, e que conta com quatro mesas para debates e reflexões dos membros da nova associação.
Há cinco anos, profissionais do audiovisual vêm se reunindo anualmente para compartilhar e debater as realizações e dificuldades das produções do interior e litoral do Estado de São Paulo. Atualmente, o ICine possui uma rede com cerca de 500 realizadores, presentes em 92 cidades do estado de São Paulo, que lutam por garantia de apoios e financiamentos permanentes, públicos e privados, para todo o ecossistema audiovisual.
SERVIÇO
-
Cinema ao Interior – Intercâmbios Formativos | Edição São José do Rio Preto
Data: 21/06 (sábado)
Horário: 19h
Atividade gratuita
Local: Teatro de Bolso da Casa de Cultura Dinorath do Valle
Rua Roberto Simonsen, nº 120 – Chácara Municipal
São José do Rio Preto/SP – CEP 15090-000
com informações Ao Vento Comunica_foto_Thiago-Ribeiro-Pereira