Residência artística multidisciplinar que resulta na integração de participantes ao espetáculo, oficina de criação de pré-projeto cultural e workshop intensivo de palhaçaria para intervenções sociais integram o eixo “Ações de Colaboração Artística” do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), que acontece de 17 a 26 de julho. As inscrições são gratuitas e começam nesta quinta-feira (10) na página do festival na plataforma Sympla, com vagas limitadas. Voltadas para diversos públicos, as atividades acontecem na Casa de Cultura Dinorath do Valle.
Em conexão com obras presentes no festival, a jornada propõe o estabelecimento de processos de trocas enquanto práticas criativas baseadas em escuta ativa, compartilhamento de referências, técnicas e vivências. Em comum, as atividades visam à construção conjunta de resultados e experiências, numa relação horizontal e dinâmica, em busca de favorecer um campo de experimentação que contribua para uma produção simbólica coletiva e viva.
Na Residência Multidisciplinar com Participação Cênica – Floresta Invertida, coordenada pela equipe do espetáculo itinerante presente no FIT e voltada ao público feminino, o foco são práticas colaborativas, formação integrada e criação coletiva em contexto urbano. Trata-se de uma série de atividades que propõe um processo formativo teórico-prático que culminará na integração das participantes ao elenco e à equipe de “Floresta Invertida” durante sua apresentação no FIT Rio Preto.
Já a Oficina de Palhaçaria para Intervenções Sociais – Tudo Está em Jogo será orientada pelas artistas Beatriz Sayad e Agustina Pezzani, do espetáculo “O Errático Comportamento dos Seres” (co-produção Brasil-Uruguai). Nela, serão compartilhadas ferramentas aprendidas e desenvolvidas pela dupla em suas diversas experiências como palhaças e, especificamente, em suas intervenções em hospitais. A ação destina-se a pessoas com experiência em palhaçaria ou outras artes cênicas a partir de 16 anos e com interesse em intervenções em espaços públicos.
Na Oficina Artista Produtor – Criando um Pré-Projeto Teatral com Paixão e Potencial Lucrativo, coordenada pela atriz e produtora cultural Juliana Martins, o objetivo é a elaboração de um pré-projeto cultural a partir de uma necessidade pessoal de expressão artística de cada participante. O público-alvo são atores, diretores, autores e profissionais de teatro em geral.
Centro Cultural Sesi Rio Preto
Durante o festival, o Centro Cultural Sesi Rio Preto também oferecerá uma programação de oficinas. Serão cinco atividades, na Sala Múltiplo Uso, envolvendo artes cênicas, bonecos e formas animadas e artes visuais. Nesse caso, as inscrições são por meio do site riopreto.sesisp.org.br, pelo Meu Sesi e também começam dia 10 de julho.
Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o FIT chega em 2025 aos 56 anos de história e 23 edições internacionais. Ao longo de 10 dias, o festival promove uma programação gratuita e descentralizada, com 47 obras e 111 apresentações em teatros, ruas e praças de diferentes regiões da cidade. O lema da edição 2025 reforça esse propósito: “O FIT é de todos e cada canto é um palco”.
A edição 2025 do FIT Rio Preto conta com o apoio do Plaza Avenida Shopping e a parceria do Sesi São Paulo.
Ações de Colaboração Artística – FIT Rio Preto 2025
Inscrições: gratuitas, a partir de 10 de julho (quinta-feira), no site https://www.sympla.com.br/produtor/fitriopreto
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle
Endereço: Rua Roberto Símonsen, 120 – Chácara Municipal
com informações SMCS_Foto_Weslei Soares.jpg