A Secretaria de Saúde de Rio Preto realiza nos dias 15 e 17 de julho, das 7h30 às 16h30, uma ação especial de vacinação contra a Influenza (gripe) e o Sarampo (vacina tríplice viral) no Terminal Urbano Central. A iniciativa, em parceria com a EMURB – Empresa Municipal de Urbanismo, tem como objetivo ampliar o acesso à imunização, especialmente para os grupos de risco, que são mais suscetíveis a complicações graves da influenza.
A campanha contra a gripe foi ampliada para incluir grupos não prioritários a partir dos 6 meses de idade, mas ainda assim os grupos prioritários — idosos, crianças e gestantes — permanecem com cobertura abaixo da meta de 90% recomendada pelo Ministério da Saúde. Esses grupos são mais vulneráveis a formas graves da doença, que podem levar a internações e até a óbitos. Até o momento, as gestantes apresentam maior adesão, com 58,81%, seguidas pelos idosos, com 49,14%, e pelas crianças, com 40,46%.
A vacina contra a Influenza oferecida é do tipo trivalente, protegendo contra os três vírus que mais circulam no Brasil: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
Com o retorno do sarampo no país, Rio Preto se antecipa para evitar novos surtos e intensifica a vacinação contra a doença. Como parte dessa estratégia, a Secretaria de Saúde estará disponibilizando a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, para pessoas não vacinadas entre 1 e 59 anos.
Quem tem até 29 anos e não recebeu nenhuma dose da tríplice viral deve tomar duas doses para garantir a proteção completa. Já pessoas entre 30 e 59 anos que não têm nenhuma dose registrada precisam tomar uma dose única. Essa medida preventiva é ainda mais importante neste período de férias, quando o aumento das viagens e o fluxo intenso de pessoas elevam o risco de transmissão do sarampo.
Em Rio Preto, a cobertura da tríplice viral em crianças de 1 ano está em 98,71% para a 1ª dose e 92,61% para a 2ª dose.
Michela Barcelos, gerente de imunização da Secretaria de Saúde, explica sobre a estratégia da vacinação no terminal. “A ação no terminal é fundamental para facilitar a vacinação dos grupos prioritários, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, que têm maior risco de desenvolver formas graves da gripe. Além disso, devido ao alerta da Secretaria do Estado sobre o sarampo e ao aumento do fluxo de pessoas durante as férias, reforçamos a oferta da tríplice viral, incluindo motoristas, funcionários e usuários do terminal, ampliando a proteção da comunidade”.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter a vacinação em dia para proteger a saúde individual e coletiva.
com informações e foto SMCS