As negociações do setor de Institutos de Beleza, que tem como data-base o dia 1º de junho, continuam em andamento, faltando alguns detalhes para sua conclusão.
Segundo Sergio Paranhos, presidente do SETH (Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade), infelizmente as negociações estão travadas devido à postura irredutível do sindicato patronal diante das propostas apresentadas em favor dos trabalhadores.
“Estamos cobrando do sindicato patronal. Já fizemos reunião, mas, infelizmente ainda não foi concluída essas negociações”, salientou Paranhos.
Os entraves dizem respeito, principalmente, ao reajuste salarial. O sindicato patronal propõe um aumento praticamente inexistente. O sindicalista ressalta que é necessário, no mínimo, repor a inflação e garantir algum ganho real. Além disso, existem casos em que, comparando com 2024, alguns trabalhadores recebiam, por exemplo, um salário-mínimo e meio — e esse valor precisa ser mantido. “Senão vai tendo a defasagem e amanhã esse trabalhador vai estar ganhando um salário-mínimo”, finalizou.
Por Sérgio SAMPAIO