Com apresentações, exibições de filmes, performance, espetáculos, exposição, show, feira, cursos, entre outros, o Sesc Rio Preto convida o público a participar de uma programação coletiva que celebra e valoriza a diversidade dos povos originários com o projeto “Povos Indígenas”. Atividades diversas que vão desde música, artes cênicas, passando pelas artes visuais, valorização social e literatura no mês de agosto.
Essa celebração que permeia toda programação mensal do Sesc Rio Preto deriva da data instituída pela ONU para celebrar e reconhecer a importância das culturas e tradições dos povos originários, além de conscientizar sobre a necessidade de garantir seus direitos e inclusão na sociedade, – o dia 9 de agosto – dia internacional dos Povos Indígenas.
O projeto da unidade propõe a reflexão e a valorização dos conhecimentos e práticas dos Povos Indígenas, reunindo atividades de diversos formatos que apresentam sistemas socioprodutivos que ajudam a manter a floresta em pé. Tais sistemas locais são baseados na diversidade, na circulação de saberes e fazeres, e na geração de renda por meio da conservação e incremento da biodiversidade dos territórios indígenas, constituindo alternativas relevantes frente a uma lógica predatória de produção e consumo.
Vale mencionar alguns dos destaques, no dia 9, sábado, às 20h, por exemplo, a performance “O chamado da jandaia”, um solo de Edvan Monteiro – Jandê Kodo (Ceará/São Paulo). A apresentação traz um indígena do ano 2542, que chega ao presente em busca de seus parentes. Diante de um mundo em colapso, inicia sua diáspora guiado pela natureza, pelo céu e pelo canto da jandaia. No chão, desenha um mapa cósmico em pedras, um GPS indígena rumo à ancestralidade. Já no dia 10, domingo, às 17h, o show “Lyryca- Ryzoma Hyphop” é um outro destaque importante. A artista celebra seus dez anos de carreira neste show e traz sonoridades experimentais, além de resgatar a presença indígena através da música originária contemporânea, com letras sobre seu universo lírico e as raízes da cultura Hip Hop.
Com este projeto, o Sesc Rio Preto contribui para promover uma reflexão sobre conservação da biodiversidade, priorizando o bem-viver e o respeito às diferenças, com atrações que seguem por todo o mês de agosto e que, por meio de linguagens diversas, traz a multiplicidade cultural dos povos originários em ações que contemplam o reencontro ancestral.
SERVIÇO:
Povos Indígenas
No mês de Agosto
Programação completa em sescsp.org.br/riopreto
com informações e fotos Sesc Rio Preto