A casa de criar, espaço dedicado à arte, experimentação e movimento coletivo, abre suas portas e aumenta o som para receber a comunidade na “Matinê da Casa” — uma série de encontros dançantes. A primeira matinê será na próxima quinta-feira (07) às 19 horas. É de graça sem necessidade de inscrição.

A proposta é simples e potente: reunir pessoas ao fim da tarde para dançar, se expressar, se divertir e reconhecer o corpo como ferramenta de criação, memória e resistência.

Inspirada nas matinês juvenis dos anos 90, a atividade promete colocar diferentes corpos para mover-se juntos ao som de diversas expressões musicais. “Sem coreografias obrigatórias ou regras formais, a Matinê valoriza a espontaneidade, a escuta do corpo e a conexão entre mente, afeto e movimento”, explica junykp!, da casa de criar.

A atividade será conduzida por quem entende do assunto, o artista Mayk. Desde 2020, atua como criador independente na cena da dança do interior paulista e da capital. Homem preto e LGBTQIAPN+, Mayk desenvolve obras que partem de suas vivências pessoais e afetivas, como a vídeo-dança su.jei.to — premiada no edital Funarte RespirArte — e a pesquisa Movimento-afeto: dançando histórias de amor, contemplada pelo Prêmio Nelson Seixas em 2021 e 2023.

As sessões da Matinê da Casa acontecem todas as quintas-feiras de agosto e de setembro, das 19h às 20h, na sede da Casa de Criar (Rua Nelson Freitas, 745 – Parque Residencial Laureano Tebar). A entrada é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, de todas as idades.

A ação faz parte do projeto “Casa de Criar: manutenção, resistência e corpo ativo”, que contempla uma série de atividades culturais ao longo de 2025. O projeto é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

4 motivos para participar da Matinê da casa de criar:

1 – movimentar e (re)conhecer o próprio corpo

2 – sair do sedentariasmo

3 – se divertir

4 – conhecer novas pessoas

Para mais informações sobre a programação da casa de criar, é só seguir o perfil @casadecriar.

Com informações e foto BoniPeixe Comunicação