Estão abertas as inscrições para a 5ª Conferência Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, que será realizada de 12 a 14 de agosto, sempre das 19h às 23h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. A participação é gratuita e aberta a toda a sociedade civil e representantes do poder público. O credenciamento será feito presencialmente no primeiro dia do evento. As inscrições devem ser feitas de forma on-line, por meio da página oficial da conferência.
Acesse a página da Conferência
Com o tema “Cultura – Política de Estado para o Desenvolvimento Econômico, Social e Humano”, a conferência propõe uma reflexão sobre o papel da cultura como direito fundamental e motor de transformação. A atividade compõe uma das etapas da implementação do Sistema Municipal de Cultura, conforme previsto na Lei Municipal nº 13.521/2020 e no Regimento Interno do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), responsável por participar da organização e aprovação do regimento e da programação.
Ao longo dos três dias, os participantes irão debater propostas em quatro eixos temáticos: Plano Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Financiamento da Cultura e Acesso à Cultura. Cada eixo será discutido em grupos de trabalho que vão elaborar diagnósticos, reflexões e proposições de políticas públicas para o setor. As deliberações aprovadas em plenária irão compor o relatório final da conferência e serão levadas à etapa estadual.
A conferência contará com mediação de Luanda Bonadio, especialista em economia criativa e gestão cultural. A palestra de abertura, marcada para o próximo dia 12 às 20h, será ministrada por Ana Carla Fonseca, referência internacional em economia criativa, cultura e desenvolvimento urbano. A programação completa pode ser consultada ao final deste texto.
Conheça as participantes
Ana Carla Fonseca Reis
É diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira nas áreas de economia criativa, cultura, cidades e desenvolvimento territorial. Atua como consultora e conferencista em cinco línguas, tendo participado de eventos em 229 cidades e 32 países, a convite de instituições como a ONU e o BID. Foi apontada pelo jornal El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.
Com experiência de 15 anos na liderança de projetos de inovação em multinacionais, atuou em países da América Latina, além de Londres e Milão. Atualmente, coordena diversos planos de economia criativa no Brasil e no exterior, além de projetos de curadoria e consultoria para governos e empresas. É autora de livros pioneiros na área, com destaque para o Prêmio Jabuti em Economia e a indicação na categoria Urbanismo, além do Prêmio Claudia 2013, na área de Negócios. Ana Carla é economista, administradora pública, mestre em Administração e doutora em Urbanismo.
Luanda Bonadio
É especialista em cultura e economia criativa, com atuação nas áreas de produção, gestão cultural, comunicação e marketing há mais de 30 anos. Desenvolve projetos voltados ao fortalecimento de organizações da sociedade civil de cultura, com foco em planejamento estratégico, identidade institucional, sustentabilidade financeira e captação de recursos.
Formada em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua carreira como bailarina e pianista. Atuou por 15 anos em grandes empresas nas áreas de comunicação e marketing, onde iniciou sua relação com o setor cultural por meio da análise de projetos para patrocínios. Desde 2010, atua como consultora em comunicação cultural e gestão de OSCs, tendo apoiado a aprovação de mais de R$ 40 milhões em projetos por leis de incentivo.
Entre seus clientes e parceiros estão o Instituto Arte na Escola, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Jatobás, Centro Max Feffer, ICOM-BR, Museus Castro Maia, Museu de Etnologia e Arqueologia da USP e Expomus. Natural de São José do Rio Preto, carrega em sua trajetória a influência da cultura popular caipira e mantém projetos autorais voltados à economia criativa como ferramenta de inclusão produtiva e desenvolvimento local. Atualmente, também se dedica à mediação de encontros e conferências, com foco na escuta qualificada e na articulação de redes.
com informações e imagem SMCS