A Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SPAgro) foi relançada, na noite da segunda-feira (11), em uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Conduzida pelo deputado Itamar Borges (MDB), coordenador da SPAgro, a Sessão foi uma parceria com o Fórum Paulista do Agronegócio e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que se reuniram para analisar os “cenários pós-tarifaço” a apresentar perspectivas do setor para o segundo semestre.

“A união da Frente Parlamentar de São Paulo e da frente nacional se dá justamente com o intuito de fortalecer o agro e buscar diálogo para este momento de instabilidade em alguns setores”, disse Itamar. Segundo o deputado, a proposta do evento é a integração, comentando que a frente vai atuar como ponte entre o produtor, o parlamento e o governo federal. “Melhor do que se reorganizar é importante que haja diálogo. Agora, especialmente com os Estados Unidos”, disse.

A SPAgro será composta por 49 deputados da Casa e supervisionada pelo Fórum Paulista do Agronegócio, formado por 45 entidades do setor. “Tudo está ligado ao agro. Por isso, nós precisamos de uma frente para nos defender, nos entender e nos ajudar com políticas públicas decentes”, apontou o coordenador do Fórum, Edivaldo Del Grande.

O evento contou com a presença de pesquisadores, parlamentares, secretários e representantes do agronegócio. Entre eles: Marco Vinholi (diretor do Sebrae-SP), Tirso Meirelles (presidente da Faesp/Senar), Ibiapaba Netto (diretor executivo da CitrusBR), Roberto Perosa (presidente da Abiec) e Francisco Matturro (presidente da Lide Agronegócios), o deputado federal e presidente da FPA, Pedro Lupion, e os deputados da Alesp Barros Munhoz (PSDB) e Lucas Bove (PL).

Na segunda parte do evento, houve a palestra de Marcos Jank, pesquisador e coordenador do Insper Agro Global, sobre o cenário pós-tarifaço seguido de comentários dos representantes do setor.

Homenagem

A cerimônia foi finalizada com uma homenagem ao ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que será o embaixador do Agronegócio na COP-30, no Pará, em novembro deste ano.

Em seu discurso, Rodrigues ressaltou a força da agricultura brasileira face ao mundo e a importância da cooperação entre os diferentes atores do agro para fazer do mundo um lugar melhor, como a ciência, tecnologia, pesquisa, inovação e agricultores. “Eu sou absolutamente resultado de cooperativismo no sentido mais amplo”, disse.

Com informações Alesp_foto_ Rodrigo Romeo