Paraense radicada em São José do Rio Preto, Neny Luá encontrou na cidade o terreno fértil para cultivar sua carreira musical. Conhecida na cena cultural rio-pretense pelo seu trabalho à frente da Coletiva Educar Ancestral, que promove a cultura dos povos originários no ensino, ela vem construindo aos poucos a sua persona de intérprete com participações pontuais em shows de artistas da música e como cantora da Banda do Vasco, grupo que brilha no carnaval e em outros eventos do Centro Cultural Vasco.
Agora, Neny consolida essa trajetória na música rio-pretense protagonizando seu primeiro show, Apoena, que ganha diferentes palcos de São José do Rio Preto entre agosto e setembro. As apresentações terão início em setembro, tendo com palcos a escola Travessia, no dia 06 de setembro, no Centro Cultural Vasco, dia 14 de setembro, no Ibilce/Unesp, dia 15 de setembro e na Casa Nuvem, no dia 04 de outubro.
Palavra do tupi guarani que significa “aquele que vê mais longe”, para além das aparências, Apoena materializa a trajetória de Neny como cantora, cujo ponto de partida está na sua infância na cidade de Breves, no Pará, onde, influenciada pelos discos de grandes cantoras da música popular brasileira dos seus pais e pela sua irmã mais velha, Sara, que cantava na noite paraense, venceu a timidez e se assumiu intérprete musical quando ingressou na Universidade Federal do Pará.
No Pará, Neny chegou a viver da música por cerca de 10 anos, decidindo, em 2020, vir para São Paulo para alçar novos voos. No entanto, a pandemia adiou seus planos, confinando a cantora numa cidade onde não conhecia praticamente ninguém da música. E foi, na antiga favela da Vila Itália, numa apresentação de Mila Haddad, Kim Carvalho e Marcio Zanelli, hoje seu namorado, que ela teve a oportunidade de mostrar sua voz aos rio-pretenses pela primeira vez.
Desde então, fez backing vocal em shows de nomes como Zeca Barreto e participações no grupo Samba do Zé, até conquistar seu posto de cantora na Banda do Vasco. O show Apoena é a consolidação dessa intérprete que exalta os ritmos paraenses e nortistas, além daquilo que a música brasileira tem de mais tradicional.
Em seu primeiro show como cantora solo na cena rio-pretense, Neny resgata intérpretes e canções que a inspiraram ao longo da vida, tendo a companhia dos músicos Marcio Zanelli, Kim Carvalho, Cássio Jaber, João Bolzan, Diego Guirado e Zeca Barreto, que assina a direção artística de Apoena.
A circulação do show Apoena é realizada com o fomento da Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Serviço
Show ‘Apoena’, de Neny Luá
Dia 6/9 (sábado), às 17h: Escola Travessia (Av. das Hortênsias, 524)
Dia 14/9 (domingo), às 19h: Centro Cultural Vasco (Rua São João, 1840)
Dia 15/9 (segunda), às 19h: Ibilce/Unesp (Rua Cristóvão Colombo, 2265)
Dia 4/10 (sábado), às 21h: Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838)
Grátis
Mais informações no Instagram @nenyluah
com informações assessoria de imprensa da cantora_foto_Adrielly-Canolla_