A campanha “Assédio, Pare!”, lançada em 2021 pela EcoRodovias, dá um passo histórico este ano. Com o apoio da Melhores Rodovias do Brasil – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) e suas associadas, o projeto se torna um movimento setorial. O objetivo é claro: coibir assédio sexual, moral, injúria e agressões contra operadores de pedágio e profissionais que atuam diretamente na operação das rodovias.
Com o lema “Respeito é o único caminho”, as ações incluem peças visuais impactantes com mensagens como “Assédio não é brincadeira” e “Assédio jamais é o caminho”, veiculadas em praças de pedágio, bases operacionais e faixas ao longo das rodovias.
“Nosso compromisso vai além de garantir um ambiente de trabalho seguro. Queremos fomentar uma cultura de respeito em todos os espaços da EcoRodovias. Essa campanha é um chamado à consciência coletiva: assédio não pode ser normalizado e não será tolerado. Respeitar o outro é o mínimo, e é por esse caminho que escolhemos seguir. Unir forças com outras concessionárias amplia o alcance e a força desse movimento”, salientou Cristiane Neiva, gerente de Recursos Humanos da EcoRodovias.
Além da campanha, a EcoRodovias tem um protocolo interno de resposta ao assédio, que orienta colaboradores e lideranças sobre como proceder em casos de denúncia: desde o acolhimento da vítima, passando pelo suporte psicológico, até os encaminhamentos formais e jurídicos, quando necessário.
Dia D do Assédio, Pare!
Nesta quinta-feira (27) é o Dia D contra o Assédio e marca a adesão de outras empresas. A data reunirá atividades setoriais simultâneas em diversas regiões do país, com mensagens da campanha exibidas nos Painéis de Mensagem Variável (PMVs) das rodovias, distribuição de folhetos, uso de cancelas temáticas e ações de conscientização nas praças de pedágio, além de um manifesto coletivo que será assinado e divulgado nas redes sociais das concessionárias participantes. A partir de hoje, será possível conferir o manifesto e as ações nas redes da EcoRodovias. Acesse: Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube e site.
“Este movimento demonstra a força e a união do nosso setor em torno de uma causa que vai muito além da operação rodoviária. Nosso objetivo é que cada quilômetro administrado pelas concessionárias seja sinônimo de segurança e respeito, um espaço onde o assédio simplesmente não tenha vez”, destaca Marco Aurélio Barcelos, diretor-presidente da ABCR.
Com informações e foto Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital