O personagem mais simbólico do folclore brasileiro volta às escolas para uma nova missão. O Saci-Pererê chega nesta quarta-feira (03) ao Teatro Paulo Moura em São José do Rio Preto, com a segunda edição do projeto “Ecoração”, que une literatura, cultura popular e educação ambiental para crianças do Ensino Fundamental I e II.

Cerca de 1.000 alunos de cinco escolas da cidade irão acompanhar uma contação de histórias e uma palestra performática para aprender a importância de não poluir o meio ambiente e dar destinação correta ao lixo que polui o meio ambiente. As cinco escolas selecionadas em Rio Preto são: Professor Agostinho Brandi, Manoel Antunes, Chafic Balura, Professora Jacy Salles da Silva e Peter Pan.

A segunda fase do projeto Ecoração amplia a ação para 30 escolas em seis cidades atingindo cerca de 5.000 crianças e reafirma o compromisso de unir literatura e meio ambiente, com edição de livro infantil e materiais de apoio como audiolivro, e-book e vídeo animado.

“O Ecoração II não é um aprofundamento da proposta de unir cultura e educação. Nosso objetivo é, de um lado, reafirmar a importância da difusão de um dos mitos mais fortes de nosso folclore e, de outro, estimular atitudes concretas de cuidado ambiental. Queremos mostrar que pequenas ações coletivas podem gerar grandes transformações”, salientou Deodoro Moreira, idealizador do projeto.

Mais interação em 2025

Em 2025, o projeto traz novidades. No livro “Saci e sua turma: uma aventura na cidade”, com textos de Raul Marques e ilustrações de Kleverson Mariano, o personagem – já incorporado ao imaginário das crianças desde a primeira edição – volta a ensinar sobre a preservação do meio ambiente. Se antes o foco foi apresentar conceitos básicos sobre resíduos sólidos e reciclagem, agora a proposta é envolver também a comunidade, ampliando a rede de multiplicadores da causa ambiental.

Em cada cidade, os alunos se reunirão em um mesmo local para duas apresentações nos períodos da manhã e tarde, que incluem palestra performática com Leandro Aveiro e contação de histórias com a atriz rio-pretense Gisele Lançoni, em uma dramatização profissional do novo livro.

Materiais de apoio

Cada escola participante receberá 100 exemplares do livro “Saci e sua turma: uma aventura na cidade”, enquanto as bibliotecas municipais de cada cidade ganharão 80 exemplares. Além disso, no site do projeto (www.ecoracao.com.br) estarão disponíveis para download gratuito o e-book, o audiolivro e uma animação das ilustrações do livro.

Outra ação importante será a instalação dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) – coletores para recolhimento de materiais recicláveis, especialmente garrafas PET e latinhas de alumínio. Eles serão distribuídos para escolas de Olímpia e São José do Rio Preto, num total de 15 instituições. Nessas unidades, o material recolhido ficará sob responsabilidade das próprias escolas. Já em Bady Bassitt, Guapiaçu, Nova Aliança e Potirendaba, os PEVs foram entregues na primeira edição, em 2023.

Os materiais depositados nos PEVs são destinados à Poty Ambiental que, através do Projeto Ecoração – Sustentabilidade Gerando Solidariedade, realiza a transformação dos resíduos recicláveis.

O “Ecoração II” já foi realizado em Guapiaçu. Além de Rio Preto, em 03 de setembro, o projeto estará nas seguintes cidades e datas:

Bady Bassitt (5 de setembro)

Potirendaba (17 de setembro)

Olímpia (26 de setembro)

Nova Aliança (30 de setembro)

O Projeto “Ecoração”, aprovado pelo ProAC ICMS, é uma realização do Governo do Estado de São Paulo – ProAC ICMS -, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da Poty Cia. de Bebidas.

SERVIÇO

Projeto “Ecoração II”

📍 Local: Teatro Paulo Moura – São José do Rio Preto/SP

📅 Data: 03 de setembro de 2025

⏰ Horários: 8h30 e 14h

🌐 Site: www.ecoracao.com.br

com informações e foto assessoria de imprensa Ecoração