A cidade de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, marcou presença com protagonismo na XXVII Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, em São Paulo. O município foi convidado a apresentar duas experiências que vêm transformando a rotina da vacinação na rede pública de saúde: o Microplanejamento e a ação “Sábado com Vacina” — ambas reconhecidas nacionalmente por sua eficácia no aumento das coberturas vacinais.

As apresentações foram feitas pela gerente de imunizações, Michela Barcelos, e pela diretora de Gestão Estratégica do SUS, Paula Sodré, convidadas após Rio Preto ter sido duplamente premiado na II Oficina Nacional ImunizaSUS, promovida pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), em novembro de 2024, em Brasília.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) parabenizou o município pela participação e reconhecimento na premiação das experiências na “II Oficina Nacional ImunizaSUS”. Como parte do processo da premiação, na categoria “Prêmio CONASEMS & SBIm & OPAS/OMS”, a OPAS/OMS custeou todas as despesas de viagem para a participação de Rio Preto na XXVII Jornada SBIm 2025.

Vacinar com precisão, avançar com visão

Nesta última quarta-feira (03), Michela Barcelos participou da mesa de conversa sobre Microplanejamento: vacinar com precisão, avançar com visão, que marcou o lançamento da nova websérie e a atualização do manual técnico da metodologia.

O Microplanejamento é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para reorganizar o processo de trabalho nas unidades de saúde, com foco em aumentar as coberturas vacinais. Em Rio Preto, essa abordagem passou a fazer parte da rotina das equipes, possibilitando maior controle das metas e ações mais precisas em cada território.

“A metodologia permite partir de um diagnóstico local e construir, em equipe, ações específicas para cada realidade. Isso muda a forma como a vacinação é planejada e executada no município”, explicou Michela.

O Ministério da Saúde convidou Rio Preto para compartilhar a experiência local como exemplo de implantação bem-sucedida. “Alcançar a meta de vacinação já é um desafio, mas manter as coberturas é ainda mais difícil. Estamos trabalhando para consolidar um Comitê Municipal de Imunização, com apoio de diversas secretarias e instituições parceiras, para ampliar a mobilização social”, destacou a gerente.

“Sábado com Vacina”: acesso ampliado e reconhecimento nacional

Já na quinta-feira (04), Michela e Paula Sodré apresentaram a experiência “Sabadou, vacinou! Uma estratégia de mobilização e acesso”, que passou a se chamar “Sábado com Vacina” após sua consolidação como rotina mensal no município.

A estratégia consiste em abrir unidades de vacinação sempre no último sábado do mês, garantindo acesso à população que não consegue se vacinar durante o horário comercial. A ação passou a contar também com campanhas simultâneas, como a vacinação contra a raiva animal, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

“Essa iniciativa foi pensada para facilitar a vida das famílias, especialmente das mães que trabalham e não conseguem levar os filhos para vacinar durante a semana, assim como para adultos e idosos que têm dificuldade em comparecer no horário comercial. Com o programa ‘Sábado com Vacina’, estamos fortalecendo uma cultura local de prevenção e cuidado, tornando a vacinação mais acessível a toda a comunidade”, destacou Paula Sodré.

O projeto foi premiado com 1º lugar na região Sudeste e garantiu a participação das autoras na Jornada da SBIm 2025, além de um tablet como reconhecimento pela inovação e impacto.

Destaques na ImunizaSUS 2024

As duas iniciativas foram destaque entre mais de 300 experiências de todo o país apresentadas durante a II Oficina Nacional ImunizaSUS. Rio Preto teve duas experiências premiadas:

•    Microplanejamento e Multivacinação – uma proposta nova para uma campanha antiga: 1º lugar na menção honrosa Conasems e OPAS/OMS – Região Sudeste.

•    Sabadou, Vacinou! Uma estratégia de mobilização e acesso: 1º lugar na categoria de melhor experiência da região Sudeste.

Trabalho contínuo e reconhecimento

Com essas conquistas, São José do Rio Preto reafirma seu protagonismo na saúde pública, mostrando que planejamento, inovação e compromisso com a população são fundamentais para o sucesso das campanhas de imunização.

“A vacinação é uma responsabilidade coletiva. Estamos trabalhando para fortalecer a confiança da população e garantir o acesso de todos às vacinas, com qualidade, organização e acolhimento”, finalizou Michela Barcelos.

com informações e foto SMCS