Dois especialistas de Rio Preto estarão entre os palestrantes do 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, que acontece de 16 a 19 de setembro no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento é considerado o maior da área na América Latina e deve reunir milhares de profissionais de saúde e pesquisadores.

A médica Maria Gabriela de Lucca, especialista em Patologia Clínica e com mais de 20 anos de experiência, terá quatro participações na programação científica. No dia 15, ministra o curso pré-congresso “Aprendendo com os erros da fase pré-analítica”, das 9h às 18h. Já no dia 16, coordena a Mesa-Redonda MR 12 – Aplicações da inteligência artificial na fase pré-analítica, das 15h às 17h. No dia 17, às 9h, participa do Game Show – Desafios pré e pós-analítico. E no dia 18, às 9h, integra o Fórum de Indicadores Laboratoriais de Qualidade, abordando o uso de indicadores pré-analíticos e como atingir metas mínimas de desempenho.

Também de Rio Preto, o médico Flávio Naoum será um dos debatedores da mesa-redonda “Diagnóstico hematológico na prática clínica: distúrbios do ferro, eritrócitos e leucócitos”, marcada para o dia 18, às 9h, na Arena B. A discussão deve reunir especialistas em hematologia clínica para tratar de avanços e desafios na área.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), o congresso traz como tema central as “Tendências e desafios da integração diagnóstica na prática laboratorial”. Além da programação científica, conta com uma grande feira técnico-científica, que apresenta inovações em equipamentos, insumos e tecnologias para laboratórios clínicos. A presença dos médicos do Ultra-X, referência em diagnóstico por imagem e análises clínicas da região, reforça a inserção da cidade no cenário científico nacional.

com informações e foto Assessiva Comunicação