A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, às 13h50 desta quarta-feira (10) um novo alerta severo de baixa umidade para a região de São José do Rio Preto. A mensagem, exibida em uma janela na tela de aparelhos celulares, dizia: “Defesa Civil: Seu local está com umidade do ar em emergência! Risco à saúde e de incêndios em vegetação. Beba água e NÃO faça queimada. Válido até as 19h.”
Esse tipo de alerta é disparado quando a umidade relativa do ar atinge índices críticos, abaixo de 12%. Nesta terça-feira, 9/9, quatro regionais do Estado já haviam recebido a notificação: São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos e Franca.
Tempo seco continua
Nos próximos dias, São José do Rio Preto deve seguir sob influência de uma massa de ar seco, mantendo o céu claro e temperaturas elevadas, variando entre mínimas de 17°C e 19°C e máximas de 35°C a 37°C. Entre quarta, 10/9, e sexta-feira, 12/9, o calor intenso deve acentuar a queda nos índices de umidade relativa do ar, aumentando o risco de incêndios em áreas de vegetação.
No fim de semana, sábado, 13/9, e domingo, 14/9, a previsão é de que os níveis de umidade se elevem de forma significativa, o que deve reduzir o risco de queimadas, embora as temperaturas continuem altas. Não há previsão de chuva para o período. As informações são do Departamento de Proteção e Defesa Civil – Núcleo de Gerenciamento de Emergências, no boletim meteorológico válido de 10 a 14 de setembro.
Cuidados
Em períodos de tempo seco, é preciso redobrar a atenção com a hidratação, evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia, proteger olhos, nariz e garganta e ter cuidado para umidificar os ambientes. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem redobrar a atenção.
Sistema de alertas
O sistema Cell Broadcast envia alertas de emergência diretamente para celulares 4G ou 5G em áreas de risco, sem necessidade de cadastro. As mensagens surgem na tela como pop-ups, com um aviso sonoro, mesmo que o aparelho não tenha crédito ou pacote de dados. Essa tecnologia assegura agilidade na comunicação de situações perigosas, como desastres naturais.
Se você não recebeu
Se você não recebeu o alerta, pode ser que o aparelho estivesse fora da área de cobertura no momento da emissão. Outras razões possíveis incluem o celular estar desconectado das redes 4G/5G ou com a função de alertas desativada no sistema operacional. Para ativá-la, siga as instruções abaixo:
iOS (iPhone)
Abra Ajustes > Notificações > role até o fim da tela e ative “Alerta de teste”, “Alerta de teste técnico” e “Alerta severo”.Android
Abra as Configurações > Notificações > procure por “Alertas de emergência sem fio” (pode estar em “Configurações avançadas”) e ative as opções “Permitir alertas”, “Alerta severo” e “Alerta de testes”.
Com informações e foto SMCS

