A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, ampliou até dezembro a mobilização para vacinar adolescentes com idade entre 15 e 19 anos contra o HPV. A meta nacional é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que perderam a imunização na idade recomendada, de 9 a 14 anos.
Em Rio Preto, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 8 mil jovens nessa faixa etária estão aptos a serem vacinados.
Segundo Michela Barcelos, gerente de imunização da Secretaria, está sendo realizada uma intensificação da campanha de vacinação nas escolas que oferecem ensino médio, tanto públicas (estaduais) como particulares (privadas). “As unidades (UBS e UBSF) estão promovendo ações de mobilização nas comunidades. Acreditamos que grande parte dessas 8 mil pessoas estejam no final da faixa etária, entre 18 e 19 anos”, salientou Michela.
Ela destacou que as visitas às escolas foram importantes, mas, nesses locais, a maioria dos jovens está com a vacina do HPV em dia. Por isso, está sendo feita a convocação das 8 mil pessoas para que procurem um posto de vacinação e tomem a dose necessária do imunizante. “O nosso desafio é: onde estão estás pessoas? Quem tem neto, sobrinho, afilhado, namorado, nesta faixa etária é importante procurar uma unidade de saúde. Se não sabe se tomou é melhor que vai até uma unidade e receba, claro que nós vamos olhar no sistema, pode ser que já tenha registrado, senão a indicação é que receba. E hoje o esquema para essa vacina é de dose única”, destacou.
Michela explica e alerta que muitas pessoas acham que a HPV é uma infecção rara, porém isso não é verdadeiro, pois ela muito frequente – a maioria pessoas vão ter a infecção e irão evoluir para a cura, mas algumas vão ter a cronificação – neste caso pode acontecer as lesões que são as verrugas genitais e até diversos tipos de câncer: colo de útero, vulva, pênis, garganta e outros. “É uma vacina muito segura, que a gente usa desde 2014, com ótima resposta, então cuidado com mitos que circulam na internet que fazem com que as pessoas deixem de se vacinar. E na dúvida procure um Unidade Básica de Saúde para garantir a vacinação que ainda está liberada”, finalizou Michela.
HPV
O HPV (papilomavírus humano) afeta pele e mucosas e é atualmente a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo. Existem mais de 200 tipos do vírus.
Na maioria dos casos, a infecção não apresenta sintomas. O HPV pode permanecer latente por meses ou até anos, sem sinais visíveis a olho nu ou subclínicos.
As primeiras manifestações costumam surgir entre dois e oito meses, mas podem demorar até 20 anos. Os sintomas são mais comuns em gestantes e em pessoas com baixa imunidade.
Balanço
Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o início do mês, mais de 115 mil adolescentes haviam sido imunizados nesta nova etapa da estratégia. Os estados com maior número de vacinados são Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Postos de Vacinação
A vacina contra o HPV está disponível em todas as 29 Unidades de Saúde de Rio Preto e no Centro de Atendimento Pediátrico, na Região Norte.
Na maioria das unidades, a sala de vacinação funciona das 7h30 às 16h30. Exceções: as UBS do João Paulo II/Jaguaré e São Deocleciano funcionam até às 18h30, no mesmo horário do Centro de Atendimento. Já no Solo Sagrado, a vacinação segue até às 19h.
Por Sérgio SAMPAIO

