Estudantes do Ensino Médio Técnico em Informática, do Senac São José do Rio Preto, conquistaram o 2º lugar nacional na 71ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 7 e 10 de agosto, em Barra do Piraí (RJ). O resultado reforça o histórico da unidade na competição, já que outro grupo foi premiado em 2023. Neste ano, o trio formado por Marco Antonio Alves Gomes (2º ano), Isabelly dos Santos Santana (3º ano) e Izabela Gomez Simões (3º ano) concorreu com equipes de diferentes regiões do país.
Após meses de preparação e desenvolvimento dos foguetes, a equipe enfrentou desafios e superou as dificuldades com resiliência e espírito de equipe. Com uma marca de 181,9 metros para frente, os estudantes garantiram o segundo lugar na competição, representando o Senac com destaque.
Integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAFOG), a Jornada de Foguetes combina palestras, oficinas e avaliações práticas voltadas a estudantes do ensino fundamental e médio. O desafio envolve a construção de um foguete e de sua base de lançamento, exigindo dos participantes conhecimentos em ciências da natureza e em matemática.
O resultado é fruto da dedicação dos estudantes, do trabalho dos professores e do apoio institucional do Senac São Paulo, em uma experiência que vai além do momento da competição. “O trabalho dos jovens se baseia na construção do foguete e da base de lançamento, envolvendo análise dos materiais, no caso vinagre e bicarbonato de sódio, aerodinâmica, a relação entre o centro de massa e o centro de pressão, o ângulo de lançamento e o balanceamento da mistura para a propulsão”, reforça Felipe de Souza Macias, professor de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio Técnico do Senac São José do Rio Preto.
No projeto apresentado pelos jovens rio-pretenses, foram avaliados diversos critérios, como os citados acima, que vão desde a escolha dos materiais a aerodinâmica relacionada ao centro de massa e ao centro de pressão. “Os alunos tiveram a chance de desenvolver habilidades de comunicação e trocar experiências culturais, já que estiveram em contato com participantes de todo o Brasil. A Olimpíada também ampliou o conhecimento técnico-científico, ao estimular os estudantes a buscarem como fabricar e aprimorar seus protótipos, participando de aulas de astronomia e oficinas de fabricação de foguetes, promovendo uma experiência transformadora para nossos estudantes tanto no desenvolvimento acadêmico quanto no pessoal”, acrescenta Felipe.
A experiência dos estudantes
Isabelly dos Santos Santana
“Ter a oportunidade de participar da Jornada de Foguetes, sem dúvida, se tornou um dos momentos mais importantes de minha vida. Consegui conhecer pessoas incríveis e ter diversos momentos de aprendizagem. Acredito que todo o trabalho em equipe e a mentoria dada pelo professor foram fundamentais em cada etapa. Tivemos longas horas de estudo, dias de testes e pesquisas para o melhor desempenho aerodinâmico, que no final foram fundamentais para o nosso resultado! Agradeço a cada um dos envolvidos que tornaram essa jornada possível.”
Izabela Gomez Simões
“Participar dessa competição me fez acreditar ainda mais no meu potencial. Conheci pessoas de várias partes do Brasil, aprendi coisas novas e voltei cheia de ideias para continuar pesquisando.”
Marco Antonio Alves Gomes
“A Jornada de Foguetes foi uma experiência muito especial porque me fez aprender de um jeito diferente. Consegui colocar em prática o que vejo na escola e também trabalhar em equipe com meus colegas. Para mim, esse momento mostrou que a ciência pode ser algo empolgante e que, com dedicação, podemos alcançar resultados incríveis.”
Para inscrições e mais informações sobre o Ensino Médio Técnico do Senac São José do Rio Preto, basta clicar no link www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto/ensino-medio-tecnico.
Serviço:
Senac São José do Rio Preto
Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3518 – Vila Santa Cruz – São José do Rio Preto/SP
com informações e foto Senac Rio Preto