O festival Blues e Jazz na Praça dá a largada à sua programação com a abertura das inscrições para ações formativas, que propõem o compartilhamento de práticas de músicos profissionais com o público. A primeira edição do evento acontece em Mirassol de 14 a 16 de novembro, em três dias de programação gratuita para celebrar os ritmos do jazz, blues, soul e suas vertentes, ocupando o centro da cidade com shows noturnos em um palco ao ar livre na Praça da Matriz, e com oficinas no período da tarde, no Auditório Cândido Brasil Estrela.

Com prazo para inscrições de 14 de outubro a 10 de novembro, as ações de formação do Blues e Jazz na Praça privilegiam a multiplicidade e a inclusão, propiciando a todas as pessoas interessadas três dias de imersão em assuntos relacionados aos gêneros que abarca e demonstrações com bandas ao vivo. As inscrições são via formulário online e podem participar pessoas a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio.

A primeira atividade, no dia 14 de novembro, das 16h às 17h30, é o workshop “Os fundamentos do contrabaixo no Blues e a representação do estilo pelas mulheres”, voltado ao público feminino e coordenado pela arte educadora e professora de música Talita Campos, baixista da banda The Monnas e do Lucas Rocha Blues Quarteto. Participantes terão contato com a história do blues,  seu ritmo, harmonia, grooves utilizados, padrões de baixo comuns no estilo, entre outros aspectos, e poderão acompanhar uma demonstração da prática, com exemplos tocados ao vivo a partir de músicas de mulheres de diferentes vertentes e épocas.

Já no dia 15 de novembro, das 16h às 17h30, é a vez do músico e educador musical mirassolense Lenon Tagliaro, formado em regência de banda sinfônica pelo Conservatório de Tatuí, onde também cursou Piano MPB/Jazz, conduzir o workshop “Técnicas de improvisação”. O encontro abordará conceitos de improvisação, escalas, harpejos, fraseados melódicos, harmonia avançada, entre outros aspectos ligados à construção do improviso consciente e estruturado.

Encerrando a jornada, dia 16 de novembro, das 14h às 15h30, o músico Lucas Rocha, à frente do Lucas Rocha Blues Quarteto, ministra o workshop “Workshow Blues”. A proposta é promover uma aula sobre blues com banda ao vivo, a partir da experiência do ministrante, que, em mais de 20 anos estudando o gênero e dando aulas de música, percebe o quanto sua linguagem, harmonia e história são pouco conhecidas.

Democratização

Segundo Marcela Almeida e Tiago Mariusso, organizadores do Blues e Jazz na Praça, o projeto nasce do desejo de democratizar o acesso a uma música que transcende gerações, rompe bolhas e elitismos, e se mantém viva no improviso, no afeto e no coletivo. “Com ações voltadas à formação, acessibilidade, visibilidade feminina e inclusão territorial, Blues e Jazz na Praça busca ser o primeiro passo para a criação de um novo calendário cultural permanente em Mirassol”, afirmam os organizadores.

O festival contará com seis bandas de jazz e blues, incluindo uma atração internacional, além de praça de alimentação e barracas de bebidas, ampliando o clima de convivência e celebração entre artistas e comunidade. A grade completa, com todas as atrações, datas e horários de cada show, será divulgada em breve.

A realização do projeto é com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com apoio da Prefeitura Municipal de Mirassol, Secretaria de Cultura e Turismo de Mirassol, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO:

Blues e Jazz na Praça

Quando: 14, 15 e 16 de novembro de 2025

Onde: shows na Praça da Matriz (Praça Doutor Anísio José Moreira, S/N, Centro) e ações formativas no Auditório Cândido Brasil Estrela (Rua Rui Barbosa, 2.170, Centro) – Mirassol

Prazo de inscrições para formativas: 14/10 a 10/11

Link para formulários de inscrição: https://linktr.ee/BlueseJazznaPraca

Instagram: @bluesejazznapraca

com informações e foto assessoria de imprensa do evento