Com realização da Casa de Criar e apoio da PNAB / Política Nacional Aldir Blanc, a exposição “Artistas e Boletos: Linha do Tempo das Artes Visuais em SJ Rio Preto”, de juny kp!, entra em cartaz no próximo sábado (18), na Casa de Criar, com vernissage aberta ao público às 20h.
O artista conduz os visitantes por meio de uma linha do tempo, desde a fundação de Rio Preto até os dias de hoje, a conhecerem os fatos relevantes e quem são os agentes atuantes do campo das artes visuais da cidade.
Essa atração integra a programação do projeto “casa de criar, 10 anos: manutenção, resistência e corpo ativo” e é resultado da pesquisa de mestrado de juny kp!.
A proposta é convidar o público — artistas, estudantes e interessados em arte e cultura — a refletir sobre as formas de (sobre)vivência do trabalhador-artista em São José do Rio Preto.
Para isso, junykp! construiu a linha do tempo a partir de pesquisas em edições do Diário Oficial e acervos históricos da cidade, revelando marcos como o primeiro registro de uma exposição de arte, no Automóvel Clube, da pintora Madame Américo Nascimento, o início de José Antônio Silva, o Silva, no mundo das artes, na década de 50, inaugurações de museus como o de Arte Naif Primitivista, no início dos anos 2000, além de abertura de galerias, salões e fundações de associações e cooperativas da classe artística.
Essa investigação documental traz à tona o papel do artista como agente social e econômico, reforçando o diálogo entre arte, história e território.
Debate entre e sobre artistas
A exposição amplia o debate iniciado no podcast “Artistas & Boletos”, realizado em 2024, no qual 09 artistas visuais da cidade compartilharam suas trajetórias, desafios e modos de viver e sustentar suas práticas artísticas. Ambos — podcast e mostra — integram a pesquisa de mestrado “ARTISTAS E BOLETOS: Modos de (Sobre)vivência do Trabalhador-artista em São José do Rio Preto”, desenvolvida por juny kp! no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), em São Carlos, entre 2022 e 2025.
“É uma forma de olhar para o que foi e o que é ser artista e trabalhador da arte em Rio Preto. É sobre entender o que nos move e o que nos mantém, mesmo quando o sistema parece incerto”, destaca juny kp!, diretor criativo da Casa de Criar e pesquisador responsável pela exposição.
A visitação é gratuita. Escolas e instituições interessadas podem agendar visitas mediadas pelo WhatsApp (17) 991.318.500.
Programação de outubro da Casa de Criar
Além da exposição “Artistas e Boletos: Linha do Tempo das Artes Visuais de SJ Rio Preto”, a Casa de Criar segue com uma programação cultural e formativa ao longo de outubro, dentro dos projetos “Casa de Criar 10 anos: Manutenção, Resistência e Corpo Ativo” (PNAB 2024) e “Hip Hop em Rio Preto: De volta às origens, rumo ao futuro” (Lei Nelson Seixas 2024).
Oficinas dos Elementos da Cultura Hip Hop
Encontros semanais gratuitos que ensinam fundamentos dos quatro elementos da Cultura Hip Hop — Rap, Breaking, DJing e Graffiti.
- Oficina de Rap – com juny kp!
Sábados, 15h às 17h
- Oficina de Danças Urbanas – com Carol Cof
Quintas, 19h às 20h
- Oficina de Graffiti – com Willinsano
Quintas, 17h às 19h
- Oficina de DJing – com DJ Bocka
Terças, 20h às 22h
Cultura de Rua “Rip Hop Rio Preto”
A cultura Hip Hop volta às ruas em encontros que resgatam a essência das rodas, batalhas e trocas artísticas que marcaram o passado de Rio Preto.
- 18/10 (sábado), 17h – com DJ Kayque / Lino96 / X Style United
- 25/10 (sábado), 17h – com DJ Bocka / Sancho / Mirrors BS
Papo Reto Contemporâneo
Conversas sobre temas atuais e provocações do presente.
- 25/10 (sexta-feira), 19h – Carol Cof fala sobre moda, identidade e quebrada.
Curso “Videoclipes de Rap: Encontros Fragmentados”
Uma imersão audiovisual com juny kp! para compreender a estética e a evolução dos videoclipes de rap.
- 20/10 (segunda-feira), 19h às 22h – década de 1990
Serviço
Exposição: Artistas e Boletos – por juny kp!
Local: Casa de Criar — Rua Nelson Freitas, 745, Parque Residencial Laureano Tébar, São José do Rio Preto
Visitação: gratuita
Agendamento de grupos: WhatsApp (17) 991.318.500
A programação completa pode ser vista no @casadecriar ou no site www.casadecriar.com.br.
Com informações e foto BoniPeixe Comunicação