Com o objetivo de continuar a fortalecer e ampliar sua estratégia de sustentabilidade, Qualy, marca de margarina líder nos lares brasileiros, acaba de lançar uma edição especial de embalagens produzidas com material 100% renovado. A novidade irá contemplar Qualy Vegê – linha de margarina 100% vegetal feita com apenas 9 ingredientes naturais – e já está disponível para compra em redes varejistas de todo o Brasil.

O óleo de cozinha pós-consumo foi a matéria-prima escolhida para a confecção das embalagens sustentáveis, o que contribui para o reaproveitamento de insumo que é considerado extremamente poluente para o meio ambiente. De acordo com a Sabesp (Companha de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), cerca de 100 milhões de litros de óleo são descartados de maneira incorreta mensalmente no Brasil, sendo que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

Para implementá-lo na fabricação das novas embalagens de Qualy Vegê, o óleo de cozinha pós-consumo passou por um processo de conversão química responsável por transformar o resíduo em polipropileno bio-circular – um plástico de origem renovável, desenvolvido e fornecido pela Braskem, líder global na produção de resinas termoplásticas. A transformação do material em embalagem foi realizada pela Bomix, empresa parceira no projeto. Esse insumo renovável possui, inclusive, certificação ISCC Plus, que assegura a rastreabilidade e a sustentabilidade da sua cadeia de produção.

A durabilidade, segurança e a capacidade de conservação de alimentos são idênticas às do polipropileno derivado de petróleo, geralmente utilizado em recipientes de produtos alimentícios. Porém, a versão bio-circular apresenta mais benefícios para a natureza: além de também ser reciclável, sua pegada de carbono é menor e seu uso contribui para circularidade de resíduos que poluiriam o meio ambiente caso não fossem reutilizados.

“Para se ter uma ideia, substituímos cerca de 3,24 toneladas de plástico virgem que seria utilizado na fabricação das embalagens de Qualy Vegê pela resina bio-circular. Além disso, com essa iniciativa, evitamos a emissão de aproximadamente 10,8 toneladas de gases de efeito estufa. Nossos investimentos em inovação têm sido verdadeiros aliados no desenvolvimento de soluções sustentáveis, que fortalecem o nosso compromisso de longa data com o cuidado com meio ambiente”, explica Luiz Franco, diretor de Marketing e Inovação da MBRF.

“O PP bio-circular foi desenvolvido com foco em sustentabilidade e circularidade. Produzido a partir de óleo de cozinha usado, ele substitui o uso de fontes fósseis e ajuda na redução da pegada de carbono da cadeia. A Braskem é líder no desenvolvimento de soluções sustentáveis e estamos muito felizes em participar deste projeto pioneiro no mercado de embalagens com a Qualy”, diz Pier Pesce, Líder de Desenvolvimento de Negócios de Economia Circular da Braskem. A nova embalagem de Qualy Vegê foi, inclusive, destaque na Feira K, um dos principais eventos internacionais dedicados à indústria de plásticos, em um estande exclusivo da Braskem. Realizada a cada três anos na Alemanha, a feira reúne fabricantes, fornecedores e pesquisadores para apresentação dos principais lançamentos, inovações e tecnologias do setor. “Na Feira K, levamos lançamentos e colaborações que trazem sustentabilidade e inovação para embalagens, produtos de saúde, higiene e bens de consumo. A embalagem de Qualy Vegê tem menor pegada de carbono e contribui para a circularidade”, ressalta Pesce.

“Participar deste projeto pioneiro com Qualy e Braskem reforça nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Por se tratar de uma resina com as mesmas propriedades do polipropileno convencional, conseguimos implementar a solução de forma imediata em nossa linha de produção, sem necessidade de ajustes técnicos. A agilidade na homologação e a integração com os parceiros do projeto foram fundamentais para viabilizar a transformação do material em embalagens seguras e de alta qualidade”, afirma Alexandre Rosario, vice-presidente da Bomix.

Sustentabilidade acessível

Segundo a pesquisa Sustainability Sector Index (SSI) de 2025 da Kantar, 87% dos brasileiros desejam fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% deles de fato mudam de comportamento. Entre as razões, estão os preços elevados de produtos considerados ecológicos (35%), falta de informações sobre o assunto (33%) e dificuldade para compreender o impacto socioambiental de seus hábitos de consumo (20%).  Desde 2021, quando se tornou a primeira marca de margarinas do Brasil a reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens, Qualy investe na conscientização dos seus consumidores sobre o tema, demonstrando que o cuidado com o meio ambiente pode começar no dia a dia. O lançamento das embalagens sustentáveis de Qualy Vegê também é um reflexo desse posicionamento, que tem como objetivo atender um público cada vez mais preocupado com o futuro do planeta, especialmente as novas gerações.

“Queremos oferecer ao nosso consumidor a oportunidade de fazer escolhas mais conscientes, mas de forma democrática, mostrando que é possível gerar grandes transformações por meio de pequenas atitudes e que produtos sustentáveis também podem ser acessíveis”, comenta Luiz.

Desde 2024, por meio da sua Campanha dos 4 R’s – Reciclagem, Reuso, Reaproveitamento e Receitas – Qualy vem divulgando conteúdos em suas redes sociais visando estimular a adoção de práticas mais sustentáveis, desde o reaproveitamento de sobras de alimentos, evitando desperdícios, até a reutilização dos potes de margarina da marca de formas criativas, como para decoração, armazenagem de alimentos e organização de itens pessoais. A ação de comunicação é protagonizada pela atleta olímpica e embaixadora de sustentabilidade de Qualy, Rebeca Andrade, e recentemente ganhou um quinto R, de Reflorescer, linha de embalagens colecionáveis da marca com designs lúdicos, inspirados em elementos da natureza, para incentivar o reuso dos potes de margarina no dia a dia.

Histórico em circularidade

Qualy já contribuiu com a reciclagem de mais de 27,7 mil toneladas de plástico – equivalente a 1,37 bilhão de potes de margarina – por meio de uma parceria com a eureciclo desde 2021. Graças ao projeto, a marca evitou a emissão de 48,6 mil toneladas de gases de efeito estufa. Além disso, 124 cooperativas e operadores de reciclagem e 3.690 famílias de 21 estados brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa, impactando positivamente mais de 11 mil pessoas com geração de renda e emprego. No total, mais de R$ 4,2 milhões foram investidos pela marca em melhorias na infraestrutura, segurança e ampliação da capacidade operacional de cooperativas e operadores de reciclagem.

A marca também lançou, em 2025, um projeto piloto focado em neutralização de emissões de carbono em campanhas digitais. Em parceria com a GDB, adtech global de soluções para mídias digitais, Qualy compensou 89 toneladas de gases de efeito estufa emitidos durante o processo de criação da campanha “Tudo de Qualy Pra Você”, estrelada pela Eliana em 2024. Por meio da plataforma Gold Standard, a marca adquiriu créditos de carbono para apoiar projetos de preservação ambiental, como o Ceará Renewable Energy Project, voltado para a implementação de medidas de eficiência energética e trocas de combustíveis não renováveis por opções como a biomassa renovável.

com informações e imagem Agência Fato Relevante