O projeto Espalhando Histórias, iniciativa que incentiva a leitura por meio da distribuição gratuita de livros em locais públicos, acaba de firmar uma nova parceria cultural com o Instituto Noronha, fundado pelo advogado, escritor, professor e jornalista Durval de Noronha Goyos Jr. A união das duas iniciativas têm como objetivo democratizar o acesso à literatura brasileira e fortalecer o hábito da leitura entre pessoas de todas as idades, em diferentes regiões de Rio Preto.
Como primeira ação conjunta, será inaugurada na próxima terça-feira (28), às 10h, a primeira estante solidária com livros gratuitos, instalada na calçada da loja Finatec, em frente ao Zoobotânico, em Rio Preto. Qualquer pessoa poderá passar pelo local, em qualquer horário do dia, retirar um livro gratuitamente e levar para casa para ser lido.
Entre os títulos disponíveis estão clássicos da literatura nacional, como “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Capitães da Areia”, de Jorge Amado; “Macunaíma”, de Mário de Andrade; “Quincas Borba”, de Machado de Assis; e “Laços de Família”, de Clarice Lispector.
A jornalista e assessora de imprensa Francine Moreno, idealizadora do projeto, afirma que a ideia é valorizar a produção literária nacional. “Nesta ação, vamos distribuir obras de autores brasileiros porque existe muito material de qualidade que já foi e está sendo produzido e que, muitas vezes, não chega às mãos do público. A literatura nacional é riquíssima, diversa e reflete nossa identidade cultural. Queremos que mais pessoas tenham acesso a esses títulos e descubram o prazer de ler autores do nosso país”, explica Francine.
Francine afirma que a parceria com o Instituto Noronha representa um marco muito importante para o Espalhando Histórias. “Juntos, poderemos ampliar significativamente o acesso à literatura em diferentes regiões, levando livros a crianças, jovens, adultos e idosos que muitas vezes não têm essa oportunidade”, afirma.
A leitura, de acordo com o fundador do Instituto Noronha, Durval de Noronha Goyos Jr., é uma ferramenta de transformação social, capaz de despertar a imaginação, incentivar o pensamento crítico e promover o desenvolvimento pessoal e comunitário. “Ao unir esforços, damos um passo concreto para democratizar o conhecimento e fortalecer a cultura em nossa cidade. Tenho muito orgulho em apoiar projetos como este”, afirma Noronha.
O projeto
Criado em janeiro de 2023, o Espalhando Histórias já distribuiu gratuitamente cerca de 5 mil livros em diferentes pontos de Rio Preto, como praças, pontos de ônibus, clínicas, supermercados, lojas e eventos culturais. Cada exemplar distribuído pelo projeto leva um marca-página com a mensagem “Este livro é seu.” Após ler a obra, o leitor pode optar por mantê-la em sua estante ou deixá-la em outro ponto da cidade, para que o ciclo continue e mais pessoas tenham acesso aos livros.
Os exemplares já espalhados pelo projeto abrangem uma ampla variedade de gêneros, autobiografia, literatura clássica, romance, poesia, autoajuda, literatura infantil, espiritualidade, filosofia e muito mais. A seleção vai de títulos consagrados e disputados a obras raras e valiosas, passando por autores rio-pretenses, brasileiros e internacionais, garantindo diversidade e qualidade para todos os gostos e idades.
Para manter o projeto ativo e ampliar seu alcance, Francine conta com o apoio da comunidade, por meio de doações de livros e contribuições financeiras para a compra de novos exemplares. “Comecei com os livros da minha própria estante. Mas, para que o projeto continue crescendo e chegue a mais pessoas, preciso da colaboração de quem acredita no poder transformador da leitura”, afirma a idealizadora.
Serviço
Inauguração da primeira estante do Espalhando História em parceria com o Instituto Noronha.
Data: Terça-feira, 28 de outubro, às 10h, na calçada da loja Finatec (Av. Nelson da Veiga, 1303 – em frente ao Zoobotânico).
Para doar livros ou apoiar o projeto: (17) 99608-2753. Instagram: @historiasespalhando. Informações: www.espalhandohistorias.com.br.
com informações e foto Espalhando Histórias

