A Cia. Palhaçaria apresenta no dia 8 de novembro, às 14h30, uma sessão de pré-estreia do espetáculo “Kiriku e a Feiticeira” na Casa SP Afro Antônio Pompêo, em São José do Rio Preto. Antes da apresentação, às 13h, será realizada uma oficina de bonecas Abayomi, destacando a ancestralidade africana e a cultura artesanal negra.
Inspirado livremente na narrativa originária da África Ocidental, o personagem Kiriku nasceu extraordinário: ainda no ventre materno falava, após o nascimento corria com rapidez e, com inteligência e coragem, enfrentou a temida feiticeira Karabá que submetia sua vila a castigo e seca da fonte. A montagem da Cia. Palhaçaria recupera essa mitologia para convidar o público infantil a uma experiência sensível de pertencimento, imaginação e fortalecimento da identidade afro-brasileira.
A montagem, que tem direção de Gisele Lançone, orientação de movimento de Fabrícia Pereira, provocação musical de Jaqueline Cardoso e preparação corporal de David Balt, convida o público a mergulhar em um universo poético, repleto de sons, cores e símbolos que resgatam valores de coletividade, coragem e sabedoria ancestral.
“Tivemos duas sessões de pré-estreia no Teatro Municipal Humberto Sinibaldo Netto, com a participação de cerca de 800 crianças no total e agora quero convidar o público a estar conosco no dia 8 de novembro, a partir das 14h30, na Casa SP Afro Antônio Pompeo”, disse Gisele Lançone, diretora da Cia. Palhaçaria.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Oficinas
Depois das emocionantes pré-estreias no Teatro Municipal e na Casa SP Afro, o grupo entrará em um novo momento: as oficinas de música e dança afro, que acontecerão no dia 10 de novembro, no CEU das Artes.
Com um total de 6 horas de duração, as oficinas serão divididas em três turmas — 8h às 10h, 13h às 15h e 18h às 20h — oferecendo 15 vagas por horário. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade, com foco em proporcionar vivências artísticas inspiradas na estética, nos ritmos e nas expressões da cultura afro-brasileira.
Conduzidas por Gisele Lançone e David Balt, as oficinas propõem uma imersão criativa em corpo, som e movimento, destacando a potência da ancestralidade africana como fonte de aprendizado e transformação.
As oficinas integram o cronograma formativo do projeto, que, além da montagem do espetáculo “Kiriku e a Feiticeira – O Espetáculo”, oferece apresentações gratuitas e ações de democratização do acesso à cultura em diferentes espaços da cidade.
“É uma atividade formativa que proporciona espaço de encontros e reconhecimento. A arte afro-brasileira nos ensina sobre resistência, beleza e conexão com nossas raízes”, comenta David Balt, ator e bailarino.
Estreia
Seguida de um intenso processo de criação, com ensaio aberto, oficinas formativas e apresentações de pré-estreia em escolas e espaços culturais, o projeto “Kiriku e a Feiticeira – O Espetáculo” chega ao palco do Teatro I, do Sesc Rio Preto, para sua grande estreia, no dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, às 16h.
Serviço:
Kiriku e a Feiticeira na Casa SP Afro
Dia: 08/11
Horário: Oficina Abayomi: 13h00
“Kiriku e a Feiticeira – O Espetáculo”: : 14h30
Local: Casa SP Afro Antônio Pompêo (Av. José Rodrigues Lisboa, 470 – Jardim Santa Lúcia, São José do Rio Preto)
Classificação: Livre para todos os públicos
Entrada: gratuita
Ficha técnica
Direção: Gisele Lançoni
Elenco: Gisele Lançoni, David Balt e Cairo Francisco
Dramaturgia: Coletiva
Preparação Corporal e Coreografia: David Balt
Cenário, Figurino e Adereços: Deivison Miranda
Orientação Musical: Jaqueline Cardoso
Orientação de Movimento: Fabrícia Pereira
Iluminação: Reni Trombi
Operação de Luz: E Su Mayê
Trilha Sonora: Cairo Francisco
Operação de Som: Chico Mendes e Deivison Miranda
Designer Gráfico: Tiago Cardeal
Assessoria de Imprensa: Elis Bohrer
Intérprete de Libras: Glaucio e Emily
Produção Executiva: Luah Poiani
Com informações Bohrer Comunica e foto_Elis Bohrer

