A menos de 30 dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todo o Brasil vivem um dos momentos mais desafiadores da vida acadêmica. Neste contexto, é importante lembrar que o candidato, além de manter o foco e concentração para obter um bom resultado, deve buscar a resiliência emocional. Fabiana Santana, assessora pedagógica do programa de educação socioemocional da SOMOS Educação, Líder em Mim, destaca que o mês que antecede a prova costuma ser marcado por estresse e ansiedade, geralmente ocasionados pela pressão acadêmica por resultados perfeitos, comparações externas e sobrecarga de informações nas mídias sociais.
De acordo com a especialista, a autorregulação das emoções é uma competência socioemocional importante a ser desenvolvida pelo aluno, pois pode ajudá-lo com a gestão da ansiedade, não apenas anteriormente a momentos importantes, como vestibulares, mas por toda a vida. “Adotar uma rotina de estudos equilibrada, priorizar o sono e uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, buscar momentos de relaxamento e lazer podem ajudá-los nesse processo. Compartilhar sentimentos com pessoas de confiança e, se necessário, procurar apoio psicológico, também são medidas importantes para ajudar o estudante nessa reta final”, indica a assessora pedagógica do Líder em Mim.
Como criar uma rotina equilibrada entre estudo, descanso e lazer
A especialista reuniu cinco dicas práticas para auxiliar os estudantes a lidarem melhor com as emoções e manterem o equilíbrio para as provas.
Confira:
1-Pratique o autoconhecimento emocional: “Identificar gatilhos de ansiedade, cansaço e desmotivação permite agir de forma mais consciente. Ao analisar suas emoções e o impacto delas na rotina, o estudante fortalece o foco e amplia sua capacidade de concentração durante os estudos e nas provas”, explica Fabiana;
2-Desenvolva estratégias de autorregulação: A especialista aponta que a autorregulação envolve saber lidar com as próprias reações diante de situações de pressão. Atividades como meditação, respiração profunda, leitura ou pausas estratégicas ajudam a reduzir a tensão. Além disso, manter uma rotina equilibrada de sono, alimentação saudável e lazer contribui para a estabilidade emocional.
3- Utilize ferramentas de liderança e organização: Com a Ferramenta de Liderança chamada QUADRO DE PRIORIZAÇÃO, o estudante deve listar todas as tarefas e classificá-las conforme o grau de importância, “A” para o essencial, “B” para o moderado e “C” para o menos urgente. Outra ferramenta de liderança importante é o CÍRCULO DE CONTROLE E INFULÊNCIA. A estratégia é distinguir o que está ao alcance (como acordar no horário e organizar materiais) do que não pode ser controlado (como o trânsito ou o clima), evitando sobrecargas emocionais”, indica a assessora pedagógica do Líder em Mim;
4- Adote uma mentalidade de crescimento e proatividade: Fabiana explica que segundo o conceito apresentado por Stephen R. Covey, em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, a proatividade “significa muito mais do que simplesmente tomar a iniciativa”, pois implica reconhecer que os resultados dependem de decisões individuais, e não apenas fatores externos. Essa atitude faz com que o estudante enxergue os erros como oportunidades de crescimento e mantenha a motivação mesmo diante das dificuldades”;
5- Hábitos eficazes a longo prazo “Praticar atividades físicas, manter momentos de lazer, criar uma rede de apoio e preservar uma mentalidade positiva ajudam a fortalecer o bem-estar físico e emocional. Esses hábitos ampliam o autoconhecimento e a capacidade de lidar com desafios, preparando o estudante não apenas para a prova, mas também para os próximos passos da vida acadêmica e pessoal”, pontua Fabiana.
Dessa forma, Alessandra Finoti Quessada, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, do Colégio Ser, parceiro do Líder em Mim em Taboão da Serra/SP recomenda que o autocuidado se torne um hábito sustentável. Para isso, é essencial desenvolver a atenção plena e a empatia consigo mesmo, atitudes que devem fazer parte da rotina, e não apenas em campanhas pontuais. “A saúde mental deve ser tratada com a mesma seriedade que a saúde física. Incorporar momentos de reflexão, gratidão e autocuidado em sua rotina diária ajuda a criar um ambiente mental mais saudável”, finaliza.
Sobre o Líder em Mim (https://www.olideremmim.com.br/ ) – Do Infantil ao Ensino Médio, o Líder em Mim é um programa de educação socioemocional, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada um para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.
Com informações Mira Comunicação_foto_SérgioSAMPAIO

