A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste mês a campanha Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, especialmente no que se refere ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este ano, a campanha tem como tema a “Saúde do Homem em Foco: as diferentes estações”, abordando os cuidados em todas as fases da vida.

A programação inclui ações em todas as unidades básicas de saúde, ambulatórios e serviços de urgência, com orientações, palestras e atividades físicas. Além disso, equipes da Saúde realizarão visitas a empresas e instituições com grande número de funcionários, com foco no rastreamento.

Nos dias 7, 12 e 19 de novembro, profissionais da Saúde estarão no Terminal Urbano Central, das 8h30 às 11h, levando informações sobre saúde do homem e realizando aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

O Dia de Mobilização da campanha —  Dia D — está agendado para 14/11, com ações em todas as unidades de saúde.

Durante o mês, os prédios do Paço Municipal, Secretaria de Saúde, Complexo Pró-Saúde e aerador do Semae estarão iluminados de azul para lembrar a importância de manter os exames em dia.

Intensificação do PSA

Como incentivo à prevenção, a Secretaria de Saúde vai ampliar a coleta do exame PSA no público-alvo. Durante o mês de novembro, o exame será ofertado nos atendimentos de rotina, em atividades extramuros e nos atendimentos noturnos realizados mensalmente pelas UBSs.

Encerrando a campanha, no dia 29 de novembro, sete UBSs participarão do Sábado com Vacina. Na ocasião, os homens também serão convidados a realizar o PSA, exame que integra o protocolo de rastreamento do câncer de próstata.

Campanha Novembro Azul

O Novembro Azul alerta para a importância do cuidado com a saúde masculina, reforçando que os homens devem procurar os serviços de saúde e manter os exames preventivos em dia.

Além da prevenção ao câncer de próstata, a campanha incentiva hábitos saudáveis, como boa alimentação, prática regular de atividade física e sono de qualidade.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais prevalente entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%.

O acompanhamento deve começar aos 45 anos para homens com parentes de primeiro grau com histórico da doença e, a partir dos 50 anos, para os demais.

O urologista do Centro Médico de Especialidades, Fabrício Beltrame Ferreira, reforça a importância do diagnóstico precoce:

“O mais importante é entender que o câncer de próstata não dá sintomas nos estágios iniciais. Não existe forma de diagnóstico precoce sem consulta com urologista e exames preventivos. Se o homem esperar sentir algo, o tumor provavelmente já estará mais avançado”, alerta o médico.

Acompanhamento da Saúde do Homem em Rio Preto

Na rede municipal de Saúde, o atendimento ao homem é realizado nas UBSs, onde profissionais fazem consultas de rotina, solicitam exames e orientam quanto à prevenção. Quando necessário, o paciente é encaminhado para avaliação com o urologista, garantindo atenção integral à saúde masculina.

Programação da Campanha

•    07, 12 e 19/11: Ações de conscientização no Terminal Urbano Central, das 8h30 às 11h, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças.

•    14/11: Dia D — todas as unidades de saúde com ações voltadas ao rastreamento do câncer de próstata. As equipes usarão azul e vão orientar sobre cuidados à saúde do homem.

•    18/11: Palestra “Novembro Azul: cuidando de quem cuida”, às 8h30, com o urologista Marzo André Xavier Bueno, para servidores da Secretaria de Saúde.

•    24/11: Ação com colaboradores da Constroeste, com foco no rastreamento do câncer de próstata e outras doenças.

•    29/11: Sábado com Vacina nas UBSs, com ampliação das ações do Novembro Azul.

com informações e foto SMCS