Após milhares de visitantes, está chegando ao fim a temporada da exposição itinerante “Reflexos do Inimaginável: Através do vidro tudo acontece”, da artista plástica e arte-educadora Débora Muszkat, no Centro Cultural SESI São José do Rio Preto.
O público tem até o próximo domingo (30), para visitar gratuitamente a mostra que apresenta instalações lúdicas e poéticas criadas a partir de vidro reutilizado, propondo diálogos sobre preservação ambiental, reciclagem, economia circular e cultura popular.
A paulistana Debora Muszkat, que vive entre o Brasil e a Dinamarca, desenvolve há mais de 32 anos um trabalho autoral com vidro reaproveitado, utilizando a matéria-prima como meio de expressão artística e ativismo ambiental. Além de artista, Debora é referência em arte-educação e idealizadora do Instituto Debora Muszkat, espaço dedicado a projetos que unem arte, educação e sustentabilidade.
A exposição reúne obras que ressignificam resíduos vítreos, utilizando o conceito de upcycling, em que materiais descartados são transformados em peças únicas, preservando suas memórias e histórias. “Reflexos do Inimaginável” é, segundo o curador Diego Mauro, uma oportunidade de refletir sobre os contrastes de um país que valoriza seus recursos naturais, mas convive com desafios ambientais urgentes.
A mostra é composta por três instalações:
  • Floresta de Vidro: painéis de vidro, espelhos e pigmentos recriam uma mata refletida, ameaçada pela falta de consciência ambiental;
  • Lago de Vidro com Pássaros: cacos de vidro simulam reflexos d’água enquanto aves de vidro pousam sobre a superfície, num delicado equilíbrio;
  • Boitatá: inspirado no mito da serpente de fogo que protege as florestas, a instalação traz uma serpente composta por garrafas de vidro moldadas sob altas temperaturas.
A visitação é gratuita até sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h, Av. Duque de Caxias, 4656. Para agendamentos de grupos basta entrar em contato pelo telefone (17) 3221-8622.
com informações e foto SESI Rio Preto