No Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, a Petrobras vai oferecer entrada gratuita ao Museu da Língua Portuguesa para todas as pessoas. Os visitantes também vão receber um marca-página exclusivo. A empresa é patrocinadora máster do Museu por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Localizado na Estação da Luz, no centro histórico de São Paulo, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Quem aproveitar o benefício oferecido pela Petrobras poderá visitar a exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade, que entrou em cartaz em 15 de novembro. Concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), onde foi sucesso de público e crítica, a mostra apresenta o papel do funk nos repertórios linguísticos, artísticos e afetivos por meio de 473 obras, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais. Na versão apresentada no Museu da Língua Portuguesa, o projeto conta com conteúdos exclusivos sobre o funk paulista. A curadoria é de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado.
O público também terá acesso à exposição principal do Museu, que celebra a variedade do português do Brasil por meio de diversas experiências audiovisuais e interativas. Um dos destaques é a instalação Português do Brasil, que narra a história da língua portuguesa falada no Brasil, desde o Império Romano até os dias atuais.
Vale também mencionar as experiências do Auditório e Praça da Língua, no 3º andar, onde os visitantes assistem ao filme O que pode a língua, de Carlos Nader, e a um espetáculo emocionante de projeção de textos da língua portuguesa no teto do Museu. Como essas experiências funcionam com uma quantidade limitada de visitantes por vez, o ingresso não garante automaticamente o acesso a esses espaços: a dica é retirar a senha com a equipe de orientação em frente ao Auditório.
O patrocínio máster da Petrobras possibilita a dinamização das atividades do Museu, envolvendo, além das mostras temporárias, eventos da programação cultural, atividades educativas, cursos para professores e mobilização de escolas públicas e instituições sociais para visitas ao Museu, entre outras ações integrantes da temporada.
Além da gratuidade no dia 10 de dezembro, a empresa oferecerá ao público entrada gratuita em outras datas, a serem anunciadas nos canais oficiais do Museu da Língua Portuguesa.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Entrada grátis no Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de dezembro – Oferecimento da Petrobras
Das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
Praça da Luz, s/n, Estação da Luz – Acesso pelo Portão A
Emissão de ingressos diretamente na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/
com informações e foto da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

