O Conselho Municipal Afro (CMA) de São José do Rio Preto deu início ao processo de eleição de representantes da sociedade civil para o biênio 2025-2027. Serão abertas 22 vagas para titulares e suplentes, dos seguintes cargos:

Organização Geral do Movimento Negro (duas vagas);
Juventude (duas);
Trabalhadores (duas);
Mulheres (duas);
Povos originários (duas);
Ensino e Pesquisa (duas);
Ordem dos Advogados do Brasil (duas);
Conselho Regional de Psicologia (duas);
Conselho de Classe do Serviço Social (duas);
Personalidades notoriamente reconhecidas no âmbito das relações raciais (quatro).

Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos, pertencer/representar um dos segmentos em disputa, aceitar o uso de imagem para divulgação da candidatura e ser morador de São José do Rio Preto. Além disso, é preciso apresentar um mini currículo (máximo de 300 caracteres) e o lema do candidato (máx. de cem caracteres).

Além disso, o candidato precisa apresentar formalmente o pedido de candidatura até às 16h do dia 30 de dezembro de 2025.

Pode participar da votação qualquer munícipe maior de 16 anos portando um documento com foto e comprovante de endereço do município.

As votações serão realizadas presencialmente, por meio do voto secreto, no dia 24 de janeiro de 2026, das 9h às 16h, no auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão – Praça Jornalista Leonardo Gomes, a partir das 9h.

O encerramento das votações está previsto para às 16h, com a contagem dos votos acontecendo logo em seguida.

Os concorrentes podem permanecer no local e acompanhar a contagem de votos que será divulgada presencialmente e pelas redes sociais do Conselho Municipal Afro (@afroriopreto); posteriormente o resultado será postado no Diário Oficial.

Atribuições

O CMA tem, entre suas atribuições, propor a atualização e discussão da legislação e de políticas públicas relacionadas com as atividades de promoção da igualdade racial no município; desenvolver estudos, debates e pesquisas relativos à problemática da comunidade negra, assim como projetos próprios que promovam a participação da comunidade negra em todos os níveis de atividades. Acompanhar, analisar e apresentar proposições em relação ao desenvolvimento de programas e ações governamentais com vistas à implementação de ações de promoção da igualdade racial; articular-se com órgãos e entidades públicas ou privadas, especialmente aqueles que tenham como objetivo a promoção, o desenvolvimento e a implementação de ações de igualdade racial, objetivando ampliar a cooperação mútua e estabelecer estratégias comuns para a implementação da política de igualdade racial e o fortalecimento do processo de controle social, entre outras.

Mais informações sobre outras competências do conselho, além de mais detalhes sobre o processo eleitoral podem ser obtidas no link abaixo.

Cronograma
30 dez. 2025 (até as 16h) – prazo para candidaturas
6 jan. 2026 – relação preliminar candidaturas
10 jan. 2026 – relação de candidaturas deferidas e indeferidas
17 jan. 2026 – relação final de candidaturas
20 jan. 2026 – prazo final para interposição de recurso (até as 16h)
24 jan. 2026 – eleição – das 9h às 16h
26 jan. 2026 – prazo para interposição de impugnações (até as 16h)
31 jan. 2026 – primeira reunião ordinária do novo conselho, com eleição para composição da Mesa Diretora

Serviço

Eleição Conselho Municipal Afro – biênio 2025-2027
Data: 24 de janeiro de 2026
Horário: 9h às 16h
Local: Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão – Praça Jornalista Leonardo Gomes – prédio da Biblioteca Central (ver mapa)

com informações e imagem SMCS