Como vai meu (minha) amigo (a) do Jornal do Trabalhador ? Tomara que tudo muito bem ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (09) trago na coluna ‘Cinemaníaco’ uma produção nacional que vai mexer com o coraçãozinho de muitos. E lógico, nada de spoilers !!!

Assisti ‘Maurício de Sousa: O Filme’, longa de 2025, disponível no ‘Disney+’ e que passou recentemente pelas telonas nacionais. Confesso que corri para escrever sem ver as notas, avaliações ou mesmo opiniões de outras pessoas para não ser influenciado. Mas já adianto que essa obra vai te pegar em duas (ou pelo menos uma delas) situações: a) se você ama, se importa com a sua família e b) se você gosta, tem alguma relação especial com a Turma da Mônica. No meu caso são ambas, então me emocionei quase o tempo todo dos pouco mais de 90 minutos de tela.

Maurício de Sousa é mais uma daquelas pessoas que você sente que é como algum parente distante que você pouco vê, mas que gosta muito. Na obra, protagonizada na maior parte pelo próprio filho dele, Mauro Sousa, você vai saber de todas as dificuldades que ele passou pela vida e também como surgiram personagens tão amados como Bidu, Cebolinha, Mônica, Magali, Cascão, Horácio, entre tantos outros. Destaque pra mim absurdo para Natália Lage, como a mãe de Maurício, a ‘Dona Nila’.

No longa ‘Mauricio de Sousa: O Filme’ você descobre como surgiu a Mônica das historinhas tão amadas pelas crianças. foto_divulgação

Mas é bom?

Sabia que o Bidu não ‘nasceu’ azul ? (assista para saber). É um filme lindo, cheio de lições de vida, que transmite muito amor e, acima de tudo, um lema: nunca desistir dos sonhos. Ficamos sabendo enquanto assistimos do tamanho gigantesco da família na vida do autor, especialmente da Vó Dita, personagem da vida real da também das historinhas (núcleo do Chico Bento). Ao menos para mim, é um dos mais simples (e nesse caso não tem nada de crítico nisso), mais bem feitos e maravilhosos longa metragens que eu já vi nada vida. Vai fundo, sem medo. É ótimo !!!

Notas*

No famoso ‘Rotten Tomatoes’ não há avaliações, mesma situação do ‘Metacritic’. Já no ‘IMDb’ um excelente 7.0 de 10 das pessoas e sem Metascore dos ‘sabidos’, contando apenas com uma crítica individual, que classificou o longa como bom. Por fim, no ‘Google’, 85% dos que viram disseram ter gostado. Minha nota para ‘Mauricio de Sousa: O Filme’ é 10 de 10.

* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são referentes ao horário em que a coluna foi postada.

Bora lá então pô ! Pega a pipoquinha, o refri, um docinho, aperte o play no ‘Disney+’ e ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !

LINK DO YOUTUBE PARA O TRAILER:

https://www.youtube.com/watch?v=0nK0cVlx3Yo

Links das notas:

Rotten Tomatoes: https://www.rottentomatoes.com/m/mauricio_de_sousa_the_movie

Metacritic: https://www.metacritic.com/search/mauricio%20de%20sousa%20the%20movie/

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt38755615/

Google: https://www.google.com/search?q=mauricio+de+sousa+o+filme&sca_esv=3347164baf623f1a&sxsrf=ANbL-n5Dfe_sQ9rhV_xGL5ZY7uZwHwd87w%3A1767990653977&ei=fWVhabe2O_ej5OUPsOi4qQY&gs_ssp=eJzj4tVP1zc0LDPISMoqLqwwYPSSzE0sLcpMzsxXSElVKM4vLU5UyFdIy8zJTQUAKBMOUg&oq=Mauricio+de+Sousa+O+Film&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiGE1hdXJpY2lvIGRlIFNvdXNhIE8gRmlsbSoCCAAyChAuGIAEGCcYigUyChAAGIAEGBQYhwIyBRAAGIAEMgoQABiABBhDGIoFMgUQABiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgUQABiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAEMhcQLhiABBiKBRiXBRjcBBjeBBjgBNgBAUjeJVCGFliGFnABeAGQAQCYAYQBoAGEAaoBAzAuMbgBAcgBAPgBAZgCA6ACzA_CAgcQIxiwAxgnwgIKEAAYsAMY1gQYR8ICDRAAGIAEGLADGEMYigXCAg4QABiwAxjkAhjWBNgBAcICExAuGIAEGLADGEMYyAMYigXYAQGYAwCIBgGQBhO6BgYIARABGAmSBwcxLjEuNy0xoAexCrIHAzAuMbgHpAHCBwcyLTEuMS4xyAcxgAgA&sclient=gws-wiz-serp

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Jornal do Trabalhador.

Fonte: Rafael Rossi – jornalista e apaixonado filmes e séries