A CNTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres) está realizando uma pesquisa nacional com os motoristas celetistas de todo o país nos postos de parada.
Segundo Daniel Rodrigues, presidente do Sindicato dos Motoristas de Rio Preto e região, em reunião realizada na última quinta-feira (08), foi debatida essa pesquisa que vai focar nos três pontos da ADI 5322 (Ação Direta de Inconstitucionalidade). A ação alterou significativamente a Lei do Motorista (Lei 13.103/2015), impactando diretamente os profissionais celetistas no Brasil. Os pontos centrais são: Tempo de Espera como Jornada de Trabalho, Proibição do Descanso com o Veículo em Movimento e Indivisibilidade do Descanso Semanal Remunerado (DSR). “Teremos um questionário de aproximadamente 40 a 45 perguntas a respeito da rotina dos motoristas”, salientou Rodrigues.
Além deste foco, serão feitas perguntas relacionadas às condições das estradas e onde é necessária, de forma mais urgente, a construção de Pontos de Parada e Descanso (PPD). O sindicalista destaca que existe um compromisso do governo federal de construir de 40 a 50 PPDs em todo o Brasil. “Nós estamos fazendo a pesquisa, onde mais precisa e o nosso intuito maior na pesquisa é atingir a questão dos três pontos da 5322, pois nós estamos em conjunto com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) formulando uma minuta para o governo (federal)”, finalizou o presidente do sindicato.
Por Sérgio SAMPAIO_foto_JT

