E aí amigo (a) do Jornal do Trabalhador, tudo na paz? Espero que sim! Partiu mais uma dica de filme??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?)! Nesta sexta-feira (16) trago na coluna ‘Cinemaníaco’ um filme nacional ainda em cartaz nos cinemas e já muito laureado (mais de 60 prêmios no total). Como sempre, sem spoilers!!!

Assisti ‘O Agente Secreto’, longa de 2025 e de cara já vou dizer duas coisas importantes: se fosse um filme americano ganharia tudo no Óscar. E ressalto que esta coluna fala de cinema, animações, séries, streaming, tv, etc, não de política. Aqui pouco importa se ator ‘A’ é favorável a candidato ‘X’ ou ‘Y’ ou se artista ‘B’ é pró político ‘C’ ou ‘D’. Aqui se fala da obra. Se é boa ou não, atuações etc. E mais nada.

Após o esclarecimento, na trama conhecemos ‘Marcelo’ ou ‘Armando’ (assista para entender), interpretado magnificamente por Wagner Moura. Em meio ao período de Carnaval, na década de 70, ele volta ao Recife na tentativa de ter uma vida mais próxima ao filho (a ex-esposa é falecida), mas acaba sendo perseguido por matadores de aluguel, em virtude de desentendimentos anteriores com um poderoso empresário (e também bandido) e o filho dele.

Mas é bom?

A forma com que o diretor Kleber Mendonça Filho conduz a trama não é linear, tendo algumas idas e voltas no tempo. O filme é lento e demorado (2h40min), mas isso claramente é de propósito para o espectador ficar intrigado e doido para saber até onde vai aquela loucura e que fim terá o personagem principal. Trata-se de uma obra intelectual, que exige atenção (nada de celular ou qualquer outra coisa paralela), pois não é simples de se entender. Mas tem excelentes atuações, como a do vencedor do Globo de Ouro, Wagner Moura (‘Melhor Ator em Filme de Drama’), e de coadjuvantes como Tânia Maria, que interpreta a ‘Dona Sebastiana’, entre outros.

Além disso, a década de 70 está brilhantemente retratada na tela com caracterizações perfeitas de personagens, veículos e locais. As cenas foram muito bem filmadas e tudo parece muito real. Mas tem alguns defeitos, claro, como tramas paralelas que não se conectam em nada com a história principal e que se não estivessem lá não mudariam nada. A forma não linear de apresentar a história em alguns momentos pode confundir o espectador. De qualquer maneira é muito bom sim. Vale a pena.

O personagem de Wagner Moura é vigiado de perto por um matador de aluguel (de boné) enquanto trabalha. (Foto: Divulgação)

Notas*

No ‘Rotten Tomatoes’ o longa (vencedor do Globo de Ouro na categoria ‘Melhor Filme em Língua Não Inglesa’) é tomate fresco, com impressionantes 99% de aprovação dos críticos especializados e 82% do público. No ‘Metacritic’ os críticos avaliam com espetacular (e surpreendente) Metascore 92 de 100 e a audiência dá um baita 8.5 de 10. Já no ‘IMDb’ a ótima situação se mantém. A audiência revela um grandioso 7.9 de 10, enquanto o Metascore dos ‘sabidos’ é um sensacional 92 de 100. Por fim, no ‘Google’, 84% dos que assistiram a série declararam ter gostado. Minha nota para ‘O Agente Secreto’ é 8 de 10.

* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são referentes ao horário em que a coluna foi postada.

Simbora então! Estoura a pipoca, pega o refri, um docinho, corre para o cinema mais próximo e ótimo filme!!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração!

LINK DO YOUTUBE PARA O TRAILER:

https://www.youtube.com/watch?v=g0GB20yE9JY

Links das notas:

Rotten Tomatoes: https://www.rottentomatoes.com/m/the_secret_agent_2025

Metacritic: https://www.metacritic.com/movie/the-secret-agent-2025/

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt27847051/?ref_=mv_close

Google: https://www.google.com/search?gs_ssp=eJzj4tVP1zc0zEkpiLcoMDMxYPSSy1dITE_NK0lVKE5NLkotyVcoKcrMyUhUKM7Pyy9KBABiVQ_3&q=o+agente+secreto+trilha+sonora&oq=O+Agente+Secreto&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqDAgAEC4YJxiABBiKBTIMCAAQLhgnGIAEGIoFMgYIARBFGDkyBggCEEUYQDIMCAMQABhDGIAEGIoFMgwIBBAAGBQYhwIYgAQyBggFEEUYPDIGCAYQRRg8MgYIBxBFGDzSAQg0ODMyajBqNKgCALACAQ&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Jornal do Trabalhador.

Fonte: Rafael Rossi – jornalista e apaixonado filmes e séries