A pauta de reivindicações dos frentistas para a campanha salarial foi protocolada na tarde da última quarta-feira (21) junto aos quatro sindicatos patronais do estado de São Paulo: Sincopetro, RECAP, RESAN e REGRAN.

Segundo Antônio Marco dos Santos, presidente do Sindicato dos Frentistas de Rio Preto e região, a pauta da Campanha Salarial 2026 foi aprovada no último dia 14 pelos dirigentes dos 18 sindicatos da categoria no estado. A aprovação ocorreu em reunião realizada na sede da FEPOSPETRO (Federação Estadual dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo).

O documento foi construído com base em assembleias locais promovidas pelos sindicatos no final de 2025. No caso de São José do Rio Preto, os encontros ocorreram na sede e também na cidade de Araçatuba, que integra a base da entidade.

Neste ano, as negociações abrangem cláusulas econômicas e sociais. Entre os principais itens solicitados pela categoria, destacam-se:

  • Reajuste Salarial: Reposição integral do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período, acrescida de 10% de ganho real.
  • Tíquete Alimentação: Reivindicação do valor de R$ 40,00 por dia trabalhado.

“Nós vamos negociar o máximo e tentar o máximo para a nossa categoria. É importante a categoria de manter unida como sempre foi”, salientou Santos.

A data-base da categoria é o dia 1º de março.

Por Sérgio SAMPAIO