A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realizou, na manhã desta segunda-feira (02), uma ação de atendimentos na Estância Bortoluzzo, por meio da equipe da UBS Fraternidade. A iniciativa levou serviços essenciais diretamente à comunidade, ampliando o acesso da população com dificuldade de deslocamento até a unidade.

A ação ocorreu em espaço cedido pela igreja local e ofereceu consultas com clínico geral e pediatra, atendimento odontológico, vacinação e consultas de enfermagem. Cerca de 60 pessoas foram atendidas ao longo da manhã.

De acordo com a gerente da UBS Fraternidade, Débora Salimon, a atividade foi organizada a partir do contato direto com a comunidade.

“Primeiro viemos até a Estância, fizemos contato com a Associação de Moradores e fomos muito bem acolhidos. Uma moradora nos ajudou a identificar quem eram as pessoas em situação de maior vulnerabilidade e que não conseguiam chegar até a unidade. A partir disso, entendemos que a UBS Fraternidade precisava vir até o bairro para oferecer esse atendimento aqui mesmo”, explica.

A Estância Bortoluzzo passou a integrar definitivamente o território de São José do Rio Preto em 1º de janeiro de 2026, conforme decisão judicial. A estimativa é de que cerca de mil novos moradores passem a ser atendidos pela rede municipal de saúde.

Segundo Débora, grande parte da população consegue ir à UBS, mas há moradores acamados ou com dificuldade de locomoção.

“Identificamos moradores acamados e pessoas com dificuldade de locomoção. Desde que soubemos dessa demanda, organizamos visitas domiciliares e consultas, mas também entendemos que ações como essa, trazendo o atendimento para dentro do bairro, são fundamentais para alcançar quem não consegue se deslocar por diferentes motivos”, destaca.

A proposta da Secretaria de Saúde é manter a ação na Estância Bortoluzzo de forma mensal, fortalecendo o vínculo com a comunidade e ampliando o acesso aos serviços de saúde.

com informações e foto SMCS