O Sindicato dos Frentistas de Rio Preto e região, junto com os demais 17 sindicatos da categoria no Estado de São Paulo, após a entrega da pauta de reivindicações deste ano, aguarda a divulgação da inflação acumulada do período.
Segundo Antônio Marco dos Santos, presidente do sindicato, a pauta foi entregue no dia 21 de janeiro e, agora, os sindicatos aguardam o agendamento da primeira rodada de negociação, que deve acontecer apenas no mês de março.
“A expectativa é muito grande. A gente mandou a pauta e vamos ver, na primeira reunião, o que a gente vai sentir do setor patronal, o que pode vir de novo. Mas eu sempre falo: o que a gente conseguir manter da nossa Convenção já é uma grande vitória”, salientou Santos, que relembra que todos os anos o setor patronal tenta retirar benefícios já existentes dos frentistas.
Neste ano, as negociações abrangem cláusulas econômicas e sociais. Entre os principais itens solicitados pela categoria, destacam-se:
- Reajuste salarial: reposição integral do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período, acrescida de 10% de ganho real.
• Tíquete-alimentação: reivindicação do valor de R$ 40,00 por dia trabalhado.
A data-base dos frentistas é 1º de março.
O sindicalista destaca que, mais um ano, é necessária a participação efetiva da categoria. “Eu sempre falo: quando a categoria está unida com o sindicato, ele fica mais forte para negociar”, finalizou o presidente.
Por Sérgio SAMPAIO

