A Campanha Rio Preto Unida contra o Aedes aegypti chega à sétima e penúltima etapa neste sábado, dia 11, com visitas em quatro áreas de abrangência da cidade: Eldorado, Lealdade/Amizade, Parque Industrial e Vila Toninho.
A campanha é realizada das 8h às 13h, com os agentes de saúde vistoriando as residências desses locais à procura de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Durante as visitas, os moradores também são orientados quanto à necessidade de combate ao vetor, com medidas que incluem a limpeza semanal da residência para limpeza ou retirada de recipientes que possam acumular água, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bebedouro animal, ralos, calhas, entre outros.
Mutirão da Limpeza e da Saúde
Outra ação que tem por objetivo o enfretamento ao mosquito Aedes é o Mutirão da Limpeza e da Saúde, realizado pelas Secretarias de Saúde e Serviços Gerais.
O próximo mutirão já está agendado para os dias 16 e 17 maio, na área de abrangência do Estoril, que soma 522 casos confirmados de dengue, em 2024.
Os caminhões vão passar pelo bairro entre 8h e 15h, recolhendo materiais inservíveis, como: móveis velhos, pneus, garrafas, madeiras, tábuas, eletrodomésticos e colchões.
Vacinação contra a dengue
Rio Preto foi uma das cidades contempladas pelo Ministério da Saúde para receber a vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da doença. A vacina está sendo aplicada em todas as unidades básicas de saúde do município, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Até agora, 3.071 pessoas foram vacinadas.
Confira aqui o boletim completo da vacinação contra dengue.
Da Reportagem JT
com informações SMSC_foto_SMS