Em consonância com a Lei Municipal nº 11.570/2014, que institui a primeira semana de maio como um período de intensificação das ações de alimentação saudável, a Secretaria de Saúde de Rio Preto promove, entre os dias 5 e 9 de maio, a Semana da Alimentação Saudável. A iniciativa reforça as atividades já realizadas rotineiramente nas unidades de saúde e tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a importância da alimentação equilibrada para a promoção da saúde e da prevenção de doenças.

As ações são desenvolvidas por equipes formadas por nutricionistas, residentes, estagiários de Nutrição e agentes comunitários de saúde. Durante a semana, as unidades de saúde intensificam as atividades em suas salas de espera, abordando temas relacionados à alimentação saudável, sempre de forma educativa e acessível.

As ações vão além dos espaços das unidades. Em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), as atividades de educação nutricional também acontecem em instituições da Rede Municipal de Ensino, inclusive com avaliações antropométricas (cálculo de IMC). Vale ressaltar que as ações nas escolas são realizadas durante o ano todo, em parceria com a Secretaria da Educação. Há ainda eventos extramuros em supermercados e equipamentos públicos, levando a orientação nutricional para mais perto da população.

Hoje, todas as unidades básicas de saúde contam com nutricionistas atuando diretamente com os munícipes. “Além dos atendimentos individuais, os profissionais desenvolvem ações contínuas com foco na promoção da saúde. No PSE, por exemplo, duas das 13 metas são diretamente voltadas à alimentação saudável”, explica a nutricionista e gerente de vigilância nutricional da Secretaria de Saúde, Andrea Gonçalves Paes.

A temática da semana segue as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. O foco é incentivar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e reduzir a ingestão de ultraprocessados. “Esses produtos, que geralmente têm mais de três ingredientes no rótulo, são ricos em corantes, conservantes, adoçantes e outros aditivos. O consumo excessivo está associado ao aumento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer”, alerta.

Outros temas que estão sendo abordados são: mitos e verdades sobre alimentação, além de prato saudável, que prevê que metade do prato deve conter saladas, um quarto de carboidratos e o restante com proteínas vegetais e animais.

Nesta quinta-feira (08) será realizado café da manhã com bate-papo sobre alimentação saudável na UBS Solidariedade. Vale destacar que as ações da Semana de Alimentação Saudável continuam até sexta-feira (09).

Entenda os tipos de alimentos e escolha aqueles que favorecem uma boa nutrição:

Alimentos in natura

A escolha mais saudável na montagem do cardápio. São alimentos consumidos como encontrados na natureza, sem alterações. Incluem frutas, legumes, ovos, carnes e peixes.

Alimentos minimamente processados

Outra opção saudável para montagem do prato. Passam por processos como limpeza, moagem ou pasteurização, sem adição de substâncias. Exemplos: arroz, feijão, sucos sem açúcar, castanhas e farinhas.

Alimentos processados

Recebem adição de sal, açúcar ou conservantes para maior durabilidade e sabor. Como pães, queijos, conservas, compotas e carnes curadas.

Alimentos ultraprocessados

São produtos industriais com muitos aditivos e pouco alimento natural. Incluem salsichas, refrigerantes, biscoitos, nuggets, salgadinhos e comidas prontas, entre outros.

Com informações e foto SMCS