Aprovado contratação de professores para o Campus da UFSCar
O Governo Federal indicou a liberação da contratação de 50 vagas para professores que irão atuar no primeiro do ano cursos do Campus da UFSCar de Rio Preto em 2026.
Segundo Danilo Giroldo, coordenador do Grupo de Trabalho (GT-SJSP), além dos 50 iniciais outros 50 devem ser contratados para 2027, à aprovação destas indicações viabilizam com muita segurança a implantação do Campus da UFSCar de Rio Preto.
“A gente está com uma comissão de especialistas fazendo os projetos-pedagógicos dos nove cursos e é dali que vai sair as características, o perfil destes docentes que vão ser recrutados”, salientou Giroldo.
Esse recrutamento será feito por todos os meios possíveis como: remoção interna da UFSCar, redistribuição de outras universidades federais e os concursos públicos. “Queremos ter todas as ferramentas disponíveis…e tenho certeza que vamos ter um corpo docente muito qualificado, que vai fazer a gente ter um processo de excelência aqui no nosso Campus”, destacou o coordenador do GT.
A previsão é que as aulas terão início em março de 2026 e lembrando que o processo de seleção e feito exclusivamente pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e posteriormente pelo seletiva feita pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Cursos
Em 2026 tem início os cursos do primeiro ciclo sendo ao todo três bacharelados interdisciplinares sendo eles os seguintes: Artes, Ciências/Humanidades e Ciência de Tecnologia/Inovação.
No segundo ciclo os alunos que se formarem poderão seguir os estudos com ramificação:
- ARTES: Artes Cênicas e Produções Culturais;
- CIÊNCIAS/HUMANIDADES: Arquitetura e Urbanismo com ênfase habitação de interesse social;
- CIÊNCIA DE TECNOLOGIA/INOVAÇÃO: Inteligência Artificial/Ciências de Dados e Engenharia de Designer/Manufatura.
Por Sérgio SAMPAIO