A Defesa Civil de São José do Rio Preto, seguindo orientações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do estado de São Paulo, informa que o município e a região já estão sob estado de alerta para incêndios desde esta última  segunda-feira (21). A situação deverá atingir o nível mais crítico da escala, o de emergência, a partir da próxima sexta-feira (25) até, pelo menos, domingo (27).

Além da maior probabilidade de incêndios e queimadas, há ainda riscos para a saúde humana e de animais, causados principalmente pela Umidade Relativa do Ar (URA) que chegará a níveis críticos abaixo dos 30% em Rio Preto. Em alguns dias e horários dos próximos dias, a URA em algumas áreas do noroeste paulista pode atingir valores até abaixo dos 20%, índice considerado crítico pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Fenômeno 30/30/30

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Ivair da Silva, Rio Preto irá reunir, nos próximos dias, duas das três condições do chamado “Fenômeno 30, 30, 30”. Quando a temperatura atinge ou excede 30 graus Celsius, o ar tende a ficar mais seco, facilitando a ignição e a propagação do fogo. O segundo “30” refere-se à umidade relativa do ar, medida em porcentagem. Quando a umidade relativa é igual ou inferior a 30%, o ar está relativamente seco, o que pode tornar a vegetação mais inflamável.  Já terceiro “30” faz referência à velocidade do vento, medida em quilômetros por hora. Quando a velocidade do vento é igual ou superior a 30 km/h, ele pode espalhar as chamas rapidamente, aumentando a taxa de propagação do incêndio. A ocorrência do fenômeno completo é mais provável no mês de agosto, quando ocorre a temporada de ventos.

“O fenômeno “30, 30, 30”, une três parâmetros de condições atmosféricas específicas que podem aumentar significativamente o risco de incêndios florestais e em outros tipos de vegetação. As condições incluem temperatura, umidade relativa e velocidade do vento. Em Rio Preto teremos nos próximos dias, temperaturas acima de 30 e umidade abaixo de 30%, é preciso ficarmos atentos ”, explica cel. Ivair.

54628727775_2ce487ddcc_c.jpg
Integrantes da equipe da Defesa Civil mostram kit de equipamentos de combate a incêndios, viaturas e materiais de campanha de sensibilização – foto Marcos Morelli – SMCS/ Pref SJ Rio Preto

Em Rio Preto, a Defesa Civil coordena um Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas, que foi ampliado neste ano e conta com 50 instituições públicas prontas para o enfrentamento da temporada de estiagem. A força-tarefa segue mobilizada e integrada por meio de um grupo de comunicação, em tempo real, para atendimento às ocorrências.

Com o avanço do período de estiagem, a Defesa Civil também reforça a toda a população, a importância de cuidados com a saúde e a prevenção a queimadas, especialmente nas áreas mais críticas.

⚠️ Recomendações da Defesa Civil

💧 Beba bastante água, mesmo sem sentir sede.

🏃‍♂️🌞 Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h.

👁️👃 Use soro fisiológico nos olhos e narinas.

🌫️💦 Umidifique os ambientes com bacias de água ou toalhas molhadas.

🚷🏠 Evite aglomerações em locais fechados.

🔥🌿 Não coloque fogo em vegetação – além de ser crime, o risco de incêndio está elevado.

🔎 A Defesa Civil do Estado de São Paulo segue monitorando as condições meteorológicas e pode emitir novos alertas a qualquer momento.

📞 Em caso de emergência:

📱 Corpo de Bombeiros: 193
📱 Defesa Civil: 199
🌤️ Previsão do Tempo – São José do Rio Preto
📅 De 23 a 27 de julho

📆 23/7 – Quarta-feira
🌡️ Temperatura: 16°C 🌙 / 30°C ☀️
💧 Umidade mínima: 28%
📆 24/7 – Quinta-feira
🌡️ Temperatura: 15°C 🌙 / 31°C ☀️
💧 Umidade mínima: 29%
📆 25/7 – Sexta-feira
🌡️ Temperatura: 16°C 🌙 / 32°C ☀️
💧 Umidade mínima: 26%
📆 26/7 – Sábado
🌡️ Temperatura: 19°C 🌙 / 33°C ☀️
💧 Umidade mínima: 26%
📆 27/7 – Domingo
🌡️ Temperatura: 20°C 🌙 / 34°C ☀️
💧 Umidade mínima: 22%

Todos os dias: 🌬️ Ventos: 4 a 10 km/h

🔗 Fonte: Climatempo / Defesa Civil do Estado de São Paulo

Tabela de Risco – URA (Umidade Relativa do Ar)

*Observação –  URA até 30%:    Realizar vistorias preventivas em áreas de preservação e de interesse estratégico com alto índice de risco de incêndio.
*Atenção –  URA de 30% até 20% :   Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas; umidificar o ambiente; se proteger do sol.
*Alerta –  URA de 20% até 12%:    Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações e ambientes fechados; usar soro nas narinas.
*Emergência  – URA até 12% :    Evitar qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar qualquer atividade que exija aglomeração de pessoas em recinto fechado; durante as tardes manter úmido os ambientes internos.

com informações e foto SMCS