O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Rio Preto e região está a todo vapor na elaboração das pautas de reivindicações das categorias cuja data-base é 1º de setembro.
Segundo Tiago Gonçalves, presidente do sindicato, neste momento estão sendo realizadas conversas com os trabalhadores na base para a montagem das pautas. Porém, o pedido principal já está definido: reposição integral do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período, mais 2% de ganho real, além de 10% de reajuste para o Piso Normativo, o Tíquete Alimentação e a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
‘A inflação deste mês (agosto) ficou em 5,12% e cremos que lá em setembro fica em torno de 5% que é a data da negociação – que fique em torno de 5% um pouco para menos ou para mais”, salientou Gonçalves.
As negociações abrangem os setores de Panificação, Torrefação e Moagem, Massas, Chocolate, Balas e Congelados, Laticínios, Pesca, Água Mineral e as bases inorgânicas, que têm negociação direta com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Sugestões
Os trabalhadores das categorias que tem negociação no segundo semestre pode ainda encaminhar sugestões até o final do mês via telefone do sindicato o 17 3232-4355 ou e-mail stiariopreto@terra.com.br
O sindicalista informou que as pautas devem ser entregues até o final deste mês de agosto aos respectivos sindicatos patronais e, posteriormente, será aguardado o início das primeiras rodadas de negociação.
Por Sérgio SAMPAIO