A Defesa Civil de Rio Preto, alinhada com a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na última sexta-feira (15), um boletim especial alertando para a ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar em diversas regiões do interior incluindo São José do Rio Preto.

As áreas com maior intensidade de baixa umidade, combinada com aumento das temperaturas, inclui as regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Franca, Ribeirão Preto, Marília e Campinas, aumentando consideravelmente o risco de incêndios florestais e queimadas é considerado ainda mais alto.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Ivair da Silva, combinação de temperaturas elevadas à tarde e umidade do ar em forte queda cria um ambiente propício para a propagação rápida de focos de fogo. “A orientação é para que a população evite qualquer prática que possa iniciar incêndios, como a queima de lixo, restos de poda ou o uso de fogo na limpeza de terrenos. Além de provocar danos ambientais e colocar em risco a infraestrutura, essas ações são crime ambiental segundo a legislação vigente”, explica.

Massa de ar seco

O cenário deve se manter nesta terça-feira (19) sob a influência de uma massa de ar seco que predomina sobre quase todo o território paulista. A previsão indica tempo estável, com dias de sol e poucas nuvens, grandes amplitudes térmicas — frio nas manhãs e calor à tarde — e possibilidade de chuviscos apenas nas áreas mais próximas ao litoral. Durante as manhãs, a formação de nevoeiros é comum devido ao resfriamento noturno, mas eles se dissipam rapidamente com o aquecimento diurno.

Sistema de alerta
A baixa umidade, especialmente no período da tarde, já motivou medidas inéditas por parte da Defesa Civil estadual. Na última  quinta-feira (14), o órgão acionou pela primeira vez o sistema cell broadcast para enviar alertas diretamente aos celulares da população. A mensagem foi disparada após 82 cidades das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente registrarem índices de umidade abaixo de 12% — patamar considerado estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para realizar o cadastramento para recebimento de alertas é necessário enviar um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Em caso de incêndios o número de emergência é 193 – Bombeiros.

Impacto na saúde

O tempo seco impacta diretamente a saúde. A Defesa Civil alerta para sintomas como ressecamento de mucosas, irritação nos olhos, sangramentos nasais, tosse e agravamento de doenças respiratórias pré-existentes, como asma, bronquite e rinite. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades devem adotar cuidados redobrados.

Entre as recomendações para amenizar os efeitos estão: manter-se hidratado ao longo do dia, umidificar os ambientes, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, usar soro fisiológico nas narinas, proteger-se do sol e evitar aglomerações.

A Defesa Civil reforça que, diante da persistência do tempo seco, a conscientização e a colaboração da população são fundamentais para prevenir queimadas e reduzir os impactos à saúde e ao meio ambiente.

Recomendações para períodos de baixa umidade:

•    Evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes;
•    Hidratar-se com frequência;
•    Umidificar ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água;
•    Usar soro fisiológico nas narinas e lubrificante ocular;
•    Permanecer em locais arejados e protegidos do sol;
•    Evitar aglomerações.

Previsão do Tempo para São José do Rio Preto: 

🌞 18/08 – Segunda-feira
☀️🌥 Sol com aumento de nuvens à tarde
🌡 Mín: 11°C | Máx: 33°C
💧 Umidade: 22% – 67%
📋 Dia de sol com aumento de nuvens à tarde. Não chove.
________________________________________
🌞 19/08 – Terça-feira
🌤☁ Sol com muitas nuvens
🌡 Mín: 12°C | Máx: 33°C
💧 Umidade: 19% – 51%
📋 Sol e muitas nuvens à tarde. Noite com muita nebulosidade. Não chove.
Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo/Climatempo

com informações e imagem SMCS