Em 2025, a Companhia Hecatombe comemora seus 20 anos com ØDISSE.IA, montagem que se baseia na obra clássica Odisseia, de Homero em formato itinerante, e que oferece ao público uma experiência cênica onde as personagens exploram os limites do espaço urbano e questionam o espaço cênico. Nesta primeira etapa, o espetáculo conta com dez apresentações gratuitas em sete cidades da região Noroeste Paulista, sendo São José do Rio Preto, Nova Granada, Bady Bassitt, Jales, Votuporanga e Mirassolândia.

A peça estreia em Rio Preto no dia 25 de setembro e segue até o dia 28 de setembro, diariamente às 19h no Espaço Cultural Salete, localizado na Avenida José Vinha Filho, número 1091, no Jardim Vista Bela. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com meia hora de antecedência de cada sessão.

Segundo Homero Kaneko, o novo trabalho da companhia não segue uma narrativa linear tradicional e narra a jornada de Ulisses, um herói mambembe, que, em busca de sua casa, percorre diferentes espaços urbanos, refletindo sobre a masculinidade, a guerra e os dilemas do Brasil atual.

“A escrita se ancorou na fragmentação dos episódios desse imenso poema que é a Odisseia. Eu não queria que esse texto fosse uma cópia do original, mesmo porque é uma leitura de difícil compreensão.”, explica Kaneko. “Escolhi algumas passagens para enfatizar, não há obrigação com a história exatamente como aparece em Homero, mas inspiração e adaptação dessas passagens para podermos falar do nosso mundo atual”.

O Trajeto do Herói

A trama de ØDISSE.IA coloca Ulisses, interpretado por Ícaro Negroni, em uma travessia simbólica, onde o mar cede lugar à estrada e a ideia de jornada se mistura ao cotidiano das cidades. O herói, perdido em ideais de um passado distante, caminha entre diferentes mundos e figuras. Calipso, interpretada por Lari Luma, surge como uma crítica ao mercado de arte, personificando a figura da produtora cultural que seduz e aprisiona o artista em uma lógica de valorização imposta. Já Zeus, interpretado por Jaqueline Cardoso, surge no último ato como a força que altera o destino do herói e conduz o público a um grande show, encerrando a jornada do protagonista.

Além de sua proposta cênica, ØDISSE.IA também se destaca pela interação entre o corpo do ator e a cidade. A rua, como espaço de convivência e circulação, é incorporada à cena, com o ator se relacionando diretamente com o ambiente urbano, criando uma experiência de imersão para o público.

O diálogo do Neogrotesco com projeções 

Em ØDISSE.IA, a tecnologia assume um papel central, com o uso de projeções e mapeamento de vídeo, inserindo uma dimensão digital à cena. Essa interação entre tecnologia e performance é uma das marcas do trabalho da companhia, que busca explorar o potencial da tecnologia no teatro sem perder a essência do encontro humano.

A peça utiliza projeções e mapeamento de vídeo para criar uma experiência imersiva, onde a tecnologia e o corpo do ator se encontram, ampliando o potencial performático e proporcionando ao público uma nova maneira de vivenciar o teatro.

A companhia é marcada pela constante busca por novas formas de interação com o público e pela exploração de diferentes linguagens teatrais. O diretor apresenta neste novo trabalho a continuação da pesquisa sobre o neogrotesco que a companhia vem levantando desde 2009, um conceito que se apropria de elementos tecnológicos, midiáticos e grotescos para criar uma crítica social e cultural.

Para o diretor, estes momentos que demarcam trajetórias, são bem-vindos para repensar rotas e recalcular percursos, foi então que ele se deu conta que há semelhanças entre o mito de Ulisses e a companhia. “Olhando pelo retrovisor, são 20 anos de estrada, os mesmo 20 anos que Ulisses demora em sua travessia de volta pra casa. A missão da Companhia Hecatombe, que se elaborou nesse balaio de tempos, justamente na transitoriedade do mundo analógico para o digital, é contestar esse presente, esse momento e as práticas dele. Continuaremos por reconfigurar os dispositivos, a beber da fonte dos mestres e mestras acessíveis, dos saberes ancestrais, a pactuar com a decolonialidade, a reconfigurar as tradições. Tudo isso na tentativa de criar, fabular e imaginar futuros possíveis. ØDISSE.IA vem para materializar nosso devir cênico: é nosso ontem; é nosso hoje; é nosso amanhã”, finaliza.

A acessibilidade também é uma prioridade na realização do espetáculo, com recursos de LIBRAS na sessão do dia 27 e audiodescrição na sessão do dia 25. O projeto é itinerante e foi pensado para ser inclusivo, com o objetivo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições, possam vivenciar a experiência teatral.

Segundo Kaneko, a montagem é um reflexo do desejo da companhia de explorar a rua e a cidade como palco. “A ideia de sair do edifício teatral é antiga, um flerte antigo do neogrotesco. Dessa vez, o espetáculo já nasce com essa proposta, de olhar pro mobiliário urbano, de ocupar com teatro espaços não convencionais, mesmo aqueles que são públicos. O conceito de neogrotesco, que permeia nosso trabalho, ganha nova profundidade ao interagir diretamente com o espaço e o público”, finaliza o dramaturgo.

Serviço

ØDISSE.IA – Companhia Hecatombe
Direção e dramaturgia: Homero Kaneko

De 25 a 28 de setembro, às 19h

Classificação: 16 anos

Sessões com acessibilidade: 25/9 com audiodescrição; 27/9 com Libras;

SALETE – Av. José Vinha Filho, 1091, Jardim Vista Bela

Entrada gratuita – retirada de ingressos com meia hora de antecedência.

Outras cidades:

09 de Outubro – Nova Granada

19 de outubro – Bady Bassitt

23 de outubro – Jales

24 de outubro – Votuporanga

26 de outubro – Mirassolândia

com informações e foto assessoria de imprensa Companhia Hecatombe